JOVEM PAN PENÁPOLIS

Funarpe recebe acervo de pinturas do Itaú Cultural

Cidade

Ao todo, foram 62 obras nacionais e internacionais que farão parte do acervo

Diretor Beto Fernandes mostra pintura sem título, obra do artista Juca de Lima

Diretor Beto Fernandes mostra pintura sem título, obra do artista Juca de Lima. Foto: Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

A Funarpe (Fundação de Artes de Penápolis) foi contemplada pelo Instituto Itaú Cultural com 62 obras de artistas nacionais e internacionais no primeiro semestre deste ano, acervo que será apresentado ao público por meio de uma exposição em data a ser definida pela direção do Museu do Sol, especialista em arte Naif.

O acervo, incorporado à fundação, que gerencia o espaço, faz parte do programa do instituto, que promove a doação de obras de arte para museus de todo Brasil. A iniciativa teve início em 2013 e, até então, ultrapassou a marca de 3,5 mil unidades doadas.

Dentre as obras recebidas, estão títulos autenticados de artistas nacionais e internacionais que enriquecerão o acervo artístico da Funarpe, com destaque para os trabalhos de Baltazar Moura Nascimento, de Córrego do Ouro (GO).

Ele, que é escultor autodidata, iniciou seus trabalhos em 1990, ingressando posteriormente na Associação dos Artesãos de Goiânia. Nascimento trabalha com oratórios e peças escultóricas em madeira de grande valor expressivo, algumas vezes influenciado pelas festas religiosas como a Festa de Trindade, a Procissão do Fogaréu, entre outras.

O Museu de Arte de Goiânia possui obra de sua autoria. Conforme explicou o diretor do Museu do Sol, Joaquim Alberto Fernandes, o Beto, embora o acervo recebido seja de arte contemporânea, ele está dentro do rol de obras que a fundação pode ter - e tem - desde a sua implantação, nos anos 80, com o surgimento dos salões de arte.

Ele ainda informou que a Funarpe, além da arte Naif, têm obras relacionadas a São Francisco de Assis e Arte Contemporânea, o que remete aos salões de artes realizados em Penápolis e que resultaram na instalação do museu.

“Naquela ocasião, alguns artistas doaram suas obras para formalizar uma coleção contemporânea, com a ideia de criar uma pinacoteca e que abre várias estéticas acadêmicas, sem ser especificamente para a arte Naif”, explicou.


ARTISTAS

Ao todo, foram recebidas 62 obras, com destaque para artistas como Louis Marius Ferreira de Moraes; Eduardo Iglesias; Elso Arruda; Chico Ferreira Alves; Sorenses; Lourdes Peres; Andrés Szymczakomski; Gustavo Rosa; Gilberto Aquino Pérez; Lucinha Câmara; Francisco Moelle; Lucius; Braz Dias; Saino; Dora Rodrigues e Jussara Age.

Também integram os trabalhos de Egas; Domenico Lazzarini; Gilberto Salvador; Lyria Palombini; Papas Stéfanos; Valmy Moraes; Fang; Omar Pellegatta; Inos Corradim; Sant’Anna; Tito de Alencastro; César Romero; Christina Parisi; Elisabeth Etzel; Renina Katz; Normando Martinez; José de Souza Estevão; Wilma Lacerda; Odilla Mestriner; Gilberto Salvador; Helenos; Silvio Oppenheim; Sawo; Saino; Delima Medeiros; Escultou Baltazar Moura Nascimento, entre outros. (*) Com informações da A/I do Museu do Sol



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.