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Fundo Social lança Campanha do Agasalho 2020

Região

Esquema de doação e entrega será modificado para evitar manuseio das roupas

A coordenação da campanha solicita que as roupas usadas devem ser entregues limpas e embaladas, separadas por masculino, feminino e infantil

A coordenação da campanha solicita que as roupas usadas devem ser entregues limpas e embaladas, separadas por masculino, feminino e infantil. Foto: Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Atento às necessidades do inverno e ao mesmo tempo aos cuidados para evitar contaminação do covid-19, o Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Rio Preto, presidido pela primeira-dama Maria Elza Araújo, iniciou na última sexta-feira, dia 22 de maio, a Campanha do Agasalho 2020 “Mais Coração, Menos Frio”, para coletar doações de roupas, sapatos, cobertores e peças de inverno que sejam novas ou em bom estado para ser distribuídas nas entidades assistenciais da cidade, a pessoas de baixa renda e à população em situação de rua. A coleta termina no dia 31 de julho e será recebida sempre na sede do Fundo Social, rua Pedro Amaral, 3578, Vila Ercília.

Este ano, em face da pandemia não haverá contato direto com doadores, nem distribuição de caixas nas empresas e escolas. A equipe do Fundo Social já está a postos para receber as doações embaladas. Chegando no Fundo Social, as embalagens vão ser higienizadas com álcool 70%, como recomendado pelo Ministério da Saúde.

A coordenação da campanha solicita que as roupas usadas devem ser entregues limpas e embaladas, separadas por masculino, feminino e infantil. “Não podemos fazer a separação como nos anos anteriores, para não haver manuseio e possível contágio. Não usaremos as caixas também. Tudo o que recebermos já será encaminhado para as instituições, que serão avisadas da não-manipulação das roupas,” disse a primeira-dama Maria Elza.

A Campanha do Agasalho sempre foi muito simpática à população de Rio Preto, que se apressa em colaborar fazendo mini-campanhas ou entregando o excedente que há em sua casa. Este ano, uma loja maçônica da cidade já se antecipou e entregou 100 cobertores novos. Nos três anos de governo Edinho Araújo, 2017 – 2019, a campanha arrecadou mais de 167 mil peças de roupas, agasalhos e calçados, além de cobertores novos, ponchos e pijamas. Só em 2019, arrecadou-se um total de 75.560 peças com a adesão do Poupatempo, Secretaria Municipal do Trabalho e outras. Este ano, a expectativa de arrecadação é menor, devido ao isolamento social.

No ano passado, o Poupatempo, além de arrecadar nos seus postos de trabalho envolvendo funcionários e comunidade, ainda promoveu um espetáculo teatral beneficente apresentando “A Megera Domada”, de Shakespeare, no Teatro Paulo Moura. Cada ingresso valia 10 peças de roupas em bom estado de conservação. Atualmente, com a pandemia, o órgão está fechado por decreto estadual fazendo atendimento online.

Também a Secretaria do Trabalho entrou na campanha no ano passado, arrecadando 45 cobertores novos.

As entidades sociais beneficiadas são os postos do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), Albergue Noturno, Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs – asilos) e as entidades assistenciais que necessitarem, a cargo da Secretaria de Assistência Social do município. (*) Com informações da Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Rio Preto



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