JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

FUNEPE apresenta novos projetos estratégicos

Educação

Além da Policlínica, projeto prevê a transformação da Faculdade em um Centro Universitário

Representantes da FUNEPE durante anúncios de novos projetos em coletiva de imprensa

Representantes da FUNEPE durante anúncios de novos projetos em coletiva de imprensa. Foto: Reprodução/Internet

FERREIRA ENGENHARIA RODAPÉ 1 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (16), diretores da Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE), mantenedora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIPE), apresentaram novos projetos estratégicos da instituição.

O primeiro, já anunciado recentemente, trata-se da criação do novo campus FUNEPE Policlínica, que nasce da necessidade de ampliar os espaços de prática e estágio para os cursos da área da saúde, inicialmente Medicina e Psicologia, com previsão de expansão para Enfermagem e Biomedicina.

O espaço será na Rua Dr. Ramalho Franco, no centro, em prédio onde funcionou a área administrativa da Unimed, próximo a avenida Sant Casa.

O início do atendimento à população está previsto para outubro. Inicialmente será oferecido atendimento gratuito das especialidades de geriatria, cardiologia, neurologia, pediatria e doenças crônicas, mas com a futura inclusão do curso de Biomedicina, que está no segundo ano de implantação, também será possível a realização de exames.

Além dos consultórios, haverá duas salas de aula para discussão dos casos em atendimento pelos alunos.

Com a inauguração, o espaço também irá incorporar o Cepac (Centro de Estudos em Psicologia e Atendimento Comunitário), hoje instalado no campus 1 da faculdade. Gerido pelo curso de Psicologia, desde 2007 esse serviço é voltado para a realização de estágios pelos acadêmicos e também oferece atendimento gratuito à população por meio de agendamento.


INVESTIMENTOS

A criação de uma policlínica havia sido anunciada à reportagem em maio pelo presidente da Funepe, Alexandre Gil de Melo, durante entrevista em evento em comemoração ao aniversário da instituição. E nesta terça-feira (16), ele e demais gestores do projeto reuniram a imprensa para informar sobre o início dos atendimentos.

Foram investidos aproximadamente R$ 300 mil com recursos próprios para reformar, ampliar e equipar o imóvel que sediará a clínica. Além disso, o custo mensal para manutenção do serviço será de cerca de R$ 30 mil, incluindo aluguel e contratação de profissionais para o atendimento.

Como inicialmente o serviço não está credenciado ao SUS (Sistema Único de Saúde), esse custeio será exclusivamente da própria instituição. Apesar disso, os pacientes que procurarem os serviços não terão nenhum custo com o atendimento.

Ainda de acordo com o que foi informado, qualquer pessoa poderá procurar os serviços da Policlínica, por meio do número do WhatsApp da Funepe, que já é a forma de agendamento para os atendimentos pelo Cepac. A quantidade de vagas a serem disponibilizadas ainda será divulgada.

Segundo a diretora da FAFIPE, professora Dra. Fabiana Ortiz Tanoue de Mello, o projeto busca autonomia e flexibilidade na organização das atividades práticas, oferecendo aos alunos um campo de atuação supervisionado que fortalece a formação acadêmica.

A professora Dra. Camila Tami Stringheta Garcia, diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), explicou que a clínica funcionará como um polo de ensino e saúde, oferecendo atendimentos gratuitos à população em especialidades como Pediatria, Ginecologia e Clínica Médica, mediante agendamento. Os serviços da clínica de Psicologia também continuarão sendo prestados.

A Policlínica incorporará o Centro de Estudos em Psicologia e Atendimento Comunitário (CEPAC), que desde 2007 oferece atendimento gratuito à população de Penápolis.

O diretor do Centro de Educação e Ciências Humanas, professor Dr. Cledivaldo Donzelli, informou que a mudança para as novas instalações proporcionará mais conforto e qualidade, com salas específicas para reuniões, supervisões de estágio e atendimento ampliado à comunidade.

O presidente da FUNEPE, Alexandre Gil de Mello, destacou o comprometimento da instituição com o projeto, ressaltando o apoio financeiro e a participação ativa de colaboradores. “O novo espaço reforça nosso compromisso com a comunidade, oferecendo um ambiente multidisciplinar que alia prática acadêmica e atendimento gratuito à população”, disse.

O gerente administrativo-financeiro, professor Dr. Clayr Peron, acrescentou que o investimento possibilita ampliar as práticas de ensino dos alunos e beneficia a comunidade com serviços em diversas especialidades médicas e psicológicas. As obras estão em fase final, a inauguração está prevista para o final de setembro e o funcionamento para o início de outubro.


CENTRO UNIVERSITÁRIO

O segundo tema abordado foi a proposta de transformar a FAFIPE em centro universitário, a ser chamado de UniFunepe. O processo foi protocolado junto ao Ministério da Educação (MEC) e pode levar de um a dois anos. Entre alguns dos requisitos já atendidos pela instituição estão: oito cursos reconhecidos pelo MEC, pelo menos um terço dos docentes com doutorado e um quinto em processo de doutorado.

A mudança permitirá à instituição maior autonomia na criação e exclusão de cursos de graduação, registro de diplomas e flexibilidade na gestão dos projetos acadêmicos, ampliando o potencial de desenvolvimento e inovação da FUNEPE.



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.