Funepe celebra aquisição da plataforma digital “Minha Biblioteca”
Educação
Plataforma conta com acervo de livros digitais, formado por grandes editoras
Da Redação 09/10/2021A Fafipe (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis), mantida pela Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), segue inovando em seu processo formativo. Dessa vez, a instituição investiu na aquisição da “Minha Biblioteca”, uma plataforma de acervo de livros digitais, formado por grandes editoras do mercado brasileiro.
Segundo o coordenador de graduação Wesley Chotolli, a escolha deriva de um estudo realizado pela instituição para fornecer aos estudantes a possibilidade de ampliar ainda mais as fontes de pesquisa e de consulta de material.
“A aquisição de uma biblioteca virtual oportuna a ampliação do acervo acadêmico, sintonizando os professores a novas produções textuais e de pesquisa científica. Com o avanço da leitura digital, torna-se mais uma ferramenta para utilização em sala de aula, colaborando com o processo de desenvolvimento das práticas”, informou.
A plataforma possui atualmente mais de 10 mil títulos disponíveis, além de contemplar diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para pesquisas que articulem conhecimentos específicos de cada curso e estudos interdisciplinares.
Segundo a diretora geral da Fafipe, Fabiana Ortiz Tanoue de Mello, os benefícios estão associados à facilidade para acesso do acervo. “Os estudantes podem consultar todos os títulos disponibilizados pela “Minha Biblioteca”, com a vantagem de poder fazer isso a qualquer momento, durante toda a sua graduação ou pós-graduação. A partir do login do aluno, há possibilidade de fazer marcações no livro, destaques de conteúdos, produção de fichamentos, entre outras possibilidades”, explicou.
A faculdade salienta que a biblioteca física da instituição continuará ativa, se tornando ainda mais completa com a aquisição da nova plataforma. Segundo o professor Wesley, essa aquisição amplia ainda mais a maneira como o aluno se relaciona com os seus estudos.
“Temos estudantes que gostam de fazer a pesquisa na biblioteca, de ter contato com o livro físico. A digital não eliminará a estrutura física que temos hoje. Mesmo reconhecendo os avanços digitais e algumas vantagens já apontadas, como comodidade, acervo e acesso em qualquer lugar, acreditamos que a “Minha Biblioteca” passa a ser um diferencial para o nosso estudante”, destacou.
A plataforma é mais um investimento da Funepe, que busca ofertar um ensino de qualidade, atrelado à prática da pesquisa e extensão. A atualização nas grades curriculares e bibliografias e o aprimoramento da estrutura utilizada pelos cursos podem ser apontadas como grandes diferenciais da faculdade.
“Acreditamos que o ensino presencial seja um diferencial, justamente por possibilitar uma construção de conhecimento em tempo real, além de se mostrar uma importante condição de sociabilidade para o desenvolvimento humano”, finalizou o coordenador Wesley, que apontou a satisfação dos alunos em poder contar com mais essa tecnologia na instituição. (*) Com informações da A/I da Funepe
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.