AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

FUNEPE celebra formação da primeira turma de graduação em Medicina

Educação

Evento se tornou um marco para a instituição e celebrou a graduação da turma que ingressou no mês de agosto de 2018

Evento contou com a presença dos professores que acompanharam o início e desenvolvimento da turma desde o primeiro dia na instituição

Evento contou com a presença dos professores que acompanharam o início e desenvolvimento da turma desde o primeiro dia na instituição. Foto: Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Na noite de sexta-feira, 24, o Núcleo Acadêmico e Cultural da FUNEPE foi palco da cerimônia de colação de grau da primeira turma do curso de medicina da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FAFIPE, mantida pela Fundação Educacional de Penápolis.

O evento se tornou um marco para a instituição e celebrou a graduação da turma que ingressou no mês de agosto de 2018. O evento contou com a presença dos professores que acompanharam o início e desenvolvimento da turma desde o primeiro dia na instituição.

Com a presença de amigos e familiares dos formandos, o local atingiu o limite máximo de pessoas comportando 380 convidados.

Estiveram na composição da mesa a professora, médica e paraninfa Me. Maria de Fátima Vieira de Sousa Gonçalves; o professor Dr. Estevão Tavares de Figueiredo; o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, professor Dr. João Luís Cardoso de Moraes; o prefeito de Penápolis, Carlos Henrique Rossi Catalani; o presidente da Fundação, Alexandre Gil de Mello; a diretora geral da Faculdade, professora Dra. Fabiana Ortiz Tanoue de Mello; a coordenadora de graduação da Faculdade, professora Dra. Silvia Cristina de Souza; o gerente administrativo e financeiro da Fundação, professor Dr. Clayrmen Peron; o coordenador do curso de Medicina, médico e professor Especialista Otávio de Oliveira Ornellas; e a paraninfa da turma, a professora Me. Giseli da Silva Toquetto Gomes.

O evento também contou com a presença dos demais professores e coordenadores da FAFIPE, bem como outras autoridades do município.


EMOÇÃO

Os discursos foram pautados nas histórias de determinação e vitória diante dos desafios enfrentados ao longo da jornada acadêmica.

As paraninfas, Dra. Fátima e a professora Giseli, relembraram diversos momentos em que, as atividades e deveres da faculdade em período integral, exigiram coragem e perseverança dos alunos, sendo que muitos enfrentaram a dificuldade de estarem longe de casa e da família.

A diretora geral da faculdade, Fabiana, abriu a cerimônia relatando a importância do evento para a instituição. “Foram anos de construção compartilhada e todos aqui presentes foram fundamentais para o desenvolvimento e consolidação deste curso”, discursou.

Em sua fala, o presidente Alexandre Gil fez votos para que os novos médicos trilhem um caminho de sucesso e com muita prosperidade e dedicação serviço à comunidade atendida e elogiou a equipe docente.

“Agradeço e cumprimento a todos os nossos professores que com seu comprometimento formam profissionais com êxito e oferecem um ensino de qualidade. Com certeza nós temos o melhor time de professores do país”.

E para encerrar, incluiu a frase de Hipócrates, médico grego do século IV, a.C, “exercerei a minha profissão com consciência e dignidade e de acordo com as boas práticas médicas”.


CURSO

Segundo o professor Dr. Cledivaldo Donzelli, atual diretor do Centro de Educação Ciências Humanas da FAFIPE, que ocupava o cargo da presidência da Fundação à época da implantação do curso, o projeto para a instituição oferecer a graduação em medicina começou em 2015, foi aprovado em julho de 2018 e teve início em agosto do mesmo ano.

“Foi um movimento ousado e corajoso da nossa parte, mas acreditamos que poderíamos transformar a história da FUNEPE e consequentemente da nossa cidade. Por isso, nos empenhamos em executar uma ideia que naquele momento parecia utópica, mas que hoje, chega ao ápice de sua realização”, indica Cledivaldo, que também é vice-presidente na atual gestão administrativa.

Neste ano, a instituição realizará a 11ª edição do vestibular de medicina. Desde 2023 a FAFIPE promove o processo seletivo via Fundação Vunesp, órgão de excelência do estado de São Paulo pertencente à Universidade Estadual Paulista, UNESP, o que confere mais credibilidade para a Faculdade.

 “Acreditamos que a primeira turma irá projetar o nome da FAFIPE/FUNEPE, o que, com certeza, contribuirá para a grandiosidade que o nosso curso já tem em Penápolis e região”, finaliza o presidente Alexandre Gil. (*) Por A/I Funepe



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.