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Funepe desenvolve programa de incentivo à pesquisa científica

Educação

Ela é um dos pilares essenciais da formação acadêmica

Neste ano, instituição implementou o “Programa de Incentivo à Pesquisa”

Neste ano, instituição implementou o “Programa de Incentivo à Pesquisa”. Foto: Divulgação

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Base das práticas pedagógicas, a pesquisa científica é um conjunto de procedimentos sistemáticos, apoiado no raciocínio lógico que utiliza métodos científicos para encontrar soluções para os problemas pesquisados.

Ela é um dos pilares essenciais da formação acadêmica, um instrumento extremamente valioso para aprimorar as qualidades desejadas em um profissional de nível superior. Neste ano, a Fafipe (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis), mantida pela Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), implementou o “Programa de Incentivo à Pesquisa”, com o intuito de fomentar, desenvolver e consolidar o pilar da pesquisa na instituição e incentivar docentes e discentes a desenvolverem projetos em suas respectivas áreas.

Segundo o coordenador de pós-graduação e pesquisa, o professor doutor Rafael Gelaleti, o projeto permite que os docentes possam se dedicar a conduzir grupos de pesquisa e inserir os discentes nessa área de extrema importância no desenvolvimento do pensamento científico, habilidades e aprendizagem no campo da ciência, melhorar o desempenho acadêmico, permitir a elaboração e desenvolvimento de projetos e redação de textos científicos para publicação e, é claro, aprimorar o próprio currículo.

“Além da melhor preparação para futuras pós-graduações e para o mercado de trabalho, o aluno também pode se tornar um pesquisador que contribui para soluções voltadas para o benefício da sociedade”, indicou. O programa já se encontra em execução com o total de oito grupos de pesquisa e quase cem alunos participantes, pertencentes a todas as áreas de conhecimento ofertadas pela Fafipe/Funepe.

“Em tempos de desvalorização da ciência, essa iniciativa destaca a qualidade e preocupação da nossa instituição na formação profissional e cidadã, de modo a democratizar o conhecimento acadêmico, articulando com a realidade social da nossa comunidade”, finalizou o coordenador. (*) Com informações da A/I da Funepe



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