Funepe discute aleitamento materno no NAC
Cidade
Oitavo mês do ano é todo dedicado a informar e debater sobre a importância de amamentar os bebês
Carlos Netto 28/08/2019Durante o Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de apoio e promoção ao aleitamento materno, a Funepe (Fundação Educacional de Penápolis) realiza nesta quinta-feira (29), às 19h, uma mesa redonda com o tema "Amamentação, uma ideia que vale ouro", com a participação de vários profissionais ligados às áreas de enfermagem, nutrição, psicologia e fisioterapia.
O encontro, com as presenças desses profissionais, acontece no prédio do NAC (Núcleo Acadêmico e Cultural da Funepe), localizado na praça Dr. Carlos Sampaio Filho, 170, e conforme os organizadores, será uma discussão saudável e esclarecedora sobre o assunto.
Aberto aos alunos da instituição, e também para a comunidade interessada, o evento promove o “Agosto Dourado”, uma das grandes campanhas de saúde que destaca o leite materno como o alimento de ouro para a saúde dos bebês, sendo importante a presença de mães que amamentam, ou estão grávidas, para que recebam as informações necessárias sobre o tema.
MESA
A composição da mesa redonda terá como integrantes a enfermeira Eliane Marques da Silva; a psicóloga Luciana Dorigan Carvalhal; o nutricionista Jeferson Colevatti; a fisioterapeuta Tahise Fabrício Peres; e as técnicas em enfermagem, Grazieli Murari de Almeida Alberton e Kátia de Souza Binachini.
AGOSTO DOURADO
Instituído no Brasil em 2017, o mês celebra o leite materno como alimento de ouro para a saúde dos bebês. Partindo da ideia de referenciar meses do ano com algumas cores, marcando a importância da conscientização sobre questões de saúde, agosto foi escolhido para esse fim.
Ao fazer referências a determinados grupos de pessoas, o outubro Rosa lembra a importância da prevenção do câncer de mama, enquanto o Novembro Azul, por exemplo, foca na atenção ao câncer de próstata. Agora, o Agosto Dourado é um mês que fala com quase toda a população, pois é dedicado à amamentação.
E a maioria das pessoas teve o leite materno como primeiro alimento. Durante a 25ª Semana Mundial da Amamentação, em 2017, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu, por meio da lei número 13.435, o Mês do Aleitamento Materno: o Agosto Dourado.
A partir daí, o oitavo mês do ano é todo dedicado a informar e debater sobre a importância de amamentar os bebês. Sendo assim, a lei brasileira sugere que prédios públicos sejam iluminados com a cor dourada, em homenagem à amamentação. O dourado faz alusão à definição da OMS (Organização Mundial da Saúde) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.