Funepe e AHBB firmam parceria em projeto de acolhimento psicoemocional
Saúde
Alunos do curso de Psicologia atenderão pacientes, familiares e profissionais da Saúde
Da Redação 13/04/2021“Se você tem amor, até mesmo a água fria é doce”. A frase da escritora Jung Chang pode nos dizer muito sobre o quanto o acolhimento humano faz a diferença e tem a capacidade de nos fortalecer diante dos desafios da vida.
Seguindo a premissa de assistência e acolhimento emocional e contribuindo com conteúdos científicos e técnicos no campo da psicologia, diante de um cenário pandêmico tão difícil, a Funepe (Fundação Educacional de Penápolis) e a AHBB-Rede Santa Casa (gestora da Irmandade Santa Casa de Penápolis), fortalecem os laços de parceria para atuarem, juntas, no projeto “Saúde Mental e Pandemia: enfrentar o medo e salvar vidas!”.
O projeto visa à atuação dos alunos de psicologia da instituição, por meio das atividades de estágio, desenvolvendo espaços de escuta e de cuidados em saúde mental aos familiares e amigos de pacientes com a Covid-19, além de prestar suporte à equipe hospitalar que atua na linha de frente da pandemia.
Os estudantes do 7º e 9º semestres serão acompanhados pelos professores supervisores responsáveis e receberão o suporte necessário para realizar o trabalho, que será feito de forma multidisciplinar, com apoio presencial e remoto, via plataformas digitais. As equipes gestoras se reuniram na última sexta-feira (9), para discutir a implementação do projeto na Santa Casa, as estratégias de abordagem e atendimento, bem como o preparo de materiais e treinamento de pessoas.
A iniciativa é pioneira na região e agrega valor a todos os envolvidos, retratando o comprometimento e o protagonismo da Funepe em projetos sociais que beneficiam milhares de penapolenses e munícipes de cidades vizinhas. No encontro, estiveram presentes Fábio Gimenez, presidente da fundação; Eliana Almeida, vice; Márcio Borges, gerente administrativo; Wanderli Bastos, diretor da Fafipe (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras); Cledivaldo Donzelli, diretor do CECH (Centro de Educação e Ciências Humanas) e Wesley Chotolli, coordenador de extensão.
Representando a AHBB e a Santa Casa, estavam Luciana Dorigon, psicóloga e coordenadora do Centro Integrado de Humanização; Simone Stuani, vice-presidente da Irmandade; Roberto Torsiano, superintendente da Santa Casa e o médico Antonio Carlos Pinotti, presidente da AHBB.
Segundo a equipe docente de psicologia que auxilia a coordenação do projeto, a instituição visa possibilitar uma formação aos estudantes antenados com as questões do momento histórico, com atividades formativas diretamente direcionadas à comunidade local, na qual a Funepe está inserida, integrando o ensino e a extensão.
Além disso, será produzido uma cartilha sobre cuidados em saúde mental, destinada a familiares e amigos de pacientes com a Covid-19, além de materiais complementares com informações relevantes e abordagens essenciais sobre o desenvolvimento do trabalho, para que o público tenha acesso ao projeto integralmente.
A escala dos professores envolvidos já está em andamento, bem como o treinamento dos estudantes que passam pela preparação necessária para a realização das atividades junto ao público-alvo. A previsão é iniciar os atendimentos em maio. (*) Com informações da A/I da Funepe
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.