Funepe entrega Centro de Lazer totalmente revitalizado
Cidade
Investimentos, na ordem de R$ 7 mi, garantem melhor estruturação
Gilson Ramos 16/08/2022Diversas autoridades, convidados e imprensa prestigiaram a Funepe (Fundação Educacional de Penápolis) na reinauguração, na manhã de sábado (13), do novo Centro de Lazer do Trabalhador Demóstenes dos Anjos Bafile.
Foram investidos cerca de R$ 7 milhões em recursos da instituição educacional. A excelente estrutura foi amplamente elogiada.
Por meio de uma parceria firmada em 2019 e autorizada pela Câmara de Vereadores, a praça esportiva, que é uma das principais da cidade, ganhou investimentos para atender às necessidades dos cursos da Funepe, mas também para garantir que a população tenha atividades esportivas e atendimento diferenciado e gratuito.
Serão oferecidos para a população aulas de natação, hidroginástica, basquete, vôlei, futebol, futsal, handebol, lutas, dança, alongamento, atletismo e musculação. Às pessoas com deficiência física, serão disponibilizadas, além dessas modalidades, aulas de goalball e badmington.
Para tanto, estarão envolvidos docentes e discentes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina e Psicologia da Funepe, além de professores da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude. A próxima etapa é a elaboração do plano de atendimento.
Sem a presença do prefeito Caíque Rossi (PSD), o cerimonial de reinauguração contou com a participação dos diretores da Funepe, com seu presidente Fábio Ramos Gimenes e vice Eliana Almeida, o gerente Administrativo e Financeiro Márcio Vieira Borges e da Diretora da Fafipe (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis) Fabiana Ortiz Melo, além do coordenador do curso de Educação Física, Lucas Agostini.
Participaram ainda o secretário de Esportes, Leandro Perez, e a presidente da Câmara, Letícia Sader (MDB). Representando a família de Demóstenes Bafile, o seu filho Sérgio. Como convidado especial, participou o jogador profissional de futsal, Ricardo Caputo, que fez carreira internacional na Itália.
RECONHECIMENTO
Durante as falas de inauguração, todos reconheceram a importância de parcerias, e o papel da Funepe na consolidação de um projeto que a Prefeitura, com recursos próprios, não teria condições de executar.
Sérgio Bafile se lembrou da denominação àquela praça esportiva, ocorrida na gestão do ex-prefeito Alidino Bonini (1993-1996) e falou do orgulho para toda a família de ter a nomenclatura que homenageia seu pai. Parabenizou a Funepe pelo investimento no local.
A presidente da Câmara parabenizou e agradeceu pelo convite para verificar in loco a acessibilidade do local, afirmando ter ficado muito feliz por tudo o que viu. Detalhes, segundo ela, que nem todos conseguem ter na importância para atendimento às pessoas de necessidades especiais.
Desejou sucesso e longa parceria para o benefício à população que vai usar do espaço. Leandro Perez, secretário de Esportes, parabenizou a todos que se envolveram no projeto, que para ele, particularmente, tem significado especial, uma vez que teve iniciação esportiva naquela praça.
Ele chegou a ser capitão do time profissional do Penapolense na disputa do Campeonato Paulista da Série A1. Elogiou a estrutura que é totalmente diferente e que proporcionará ganhos para a população, uma vez que a praça é pública.
A diretora da Fafipe, Fabiana Melo, falou da alegria de poder participar desse momento especial e ter contribuído fazendo parte da Funepe. Lembrou que também na infância participou de atividades no Centro de Lazer. Momento histórico, conforme ela, que tem que ficar registrado e que a população penapolense irá usufruir dos projetos em extensão universitária desenvolvidos em parceira, além da estrutura oferecida para os alunos.
O coordenador do curso de Educação Física, Lucas Agostini, lembrou que o projeto de remodelação do espaço teve início com a conquista do curso de Educação Física. Falou que se trata de um centro muito importante para várias áreas, e que a viabilidade garantida pela direção da Funepe representará muitos ganhos para todos.
Márcio Borges, gerente da instituição educacional, frisou que o desafio foi grande, e que o espaço sempre foi e continuará sendo da comunidade penapolense, porém com estrutura melhor para atender a todos. Agradeceu aos parceiros que possibilitaram chegar a este estágio, que se tornou um presente para Penápolis.
A vice-presidente Eliana Almeida enalteceu os mentores da ideia e projeto da entrega de um espaço que trará esportes, saúde, integração e respeito às pessoas. Ela destacou estar feliz por estar vivendo esse momento na Funepe e proporcionar a consolidação de um projeto de oportunidades.
O presidente Fábio Gimenes recordou o trabalho árduo durante dois anos para executar e finalizar a obra de reformas do Centro de Lazer. Destacou que o investimento feito pela Funepe é um presente para a cidade.
Também frisou que a obra não para a Fundação Educacional, mas para a população e para Penápolis, trabalhadores e filhos de penapolenses que poderão usufruir de toda estrutura em espaço seguro, aliado a uma educação de ponta proporcionada pela instituição educacional.
O presidente recordou que o projeto embrionário passou pelo Conselho Curador da Funepe e foi abraçado por todos. Agradeceu e enalteceu que, em ato de agradecimento público e de justiça a que tudo foi feito, convidou o ex-prefeito Célio de Oliveira para deixar sua mensagem naquele momento.
Para ele, o poder público existe para fazer a diferença na vida das pessoas. Ressaltou que a Funepe é um patrimônio da cidade e está de parabéns pela coragem em realizar tão grandioso investimento dentro do que classificou de parceria inteligente.
Após as falas, o cerimonial contemplou o descerramento da placa inaugural, o forte da fita e visitação às instalações. Os convidados foram recepcionados com um café da manhã. No período da tarde, aberto à população, houve uma ampla programação esportiva e eventos musicais para celebrar a reinauguração do Centro de Lazer.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.