FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Funepe expande atividades pedagógicas pelas Ligas Acadêmicas de Medicina

Educação

Atualmente, estão ativas 12 ligas, representando diversas áreas da medicina

Liga Acadêmica de Humanização do curso de Medicina promoveu campanha de doação de sangue

Liga Acadêmica de Humanização do curso de Medicina promoveu campanha de doação de sangue. Foto: Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Visando o aprimoramento do curso Medicina e a qualificação da formação discente, a Fafipe (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis), mantida pela Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), juntamente com os alunos, implementaram a criação das Ligas Acadêmicas da instituição, iniciativa promovida desde a primeira turma do curso, assim como a elaboração dos respectivos estatutos.

Atualmente, estão ativas 12, representando diversas áreas da medicina, com a participação de mais de 250 universitários. As ligas são entidades constituídas fundamentalmente por estudantes, que buscam aprofundar temas em uma determinada área da medicina, se orientando segundo os princípios do tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão.

Essas associações são voltadas para atividades extracurriculares sem fins lucrativos, que buscam complementar a formação do aluno, promovendo o senso crítico, raciocínio prático e científico. As ligas possuem professores tutores, especialistas nas áreas, que os orientam nas especificidades, desenvolvem encontros periódicos para estudos de temas relacionados, pesquisas científicas, projetos de extensão universitária e atividades práticas.

Além do aprendizado, outro benefício das ligas acadêmicas é o contato com a comunidade local, que, através das atividades voltadas para o atendimento e bem-estar da população, ajudam a promover a saúde e a transformação social. Segundo a diretora geral da Fafipe, a professora doutora Fabiana Tanoue de Mello, as Ligas têm um papel fundamental no engajamento dos alunos em atividades de pesquisa e extensão.

“A participação dos alunos nesses projetos possibilita benefícios à sua formação, além de proporcionar benfeitorias à nossa comunidade. Dessa forma, reforçamos o nosso compromisso social e a responsabilidade com a formação de qualidade dos nossos alunos”, finalizou. (*) Com informações da A/I da Funepe



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.