FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Funepe firma parcerias com unidades de saúde dos municípios da região

Educação

Elas vêm ao encontro da necessidade do curso em relação ao número de leitos SUS

Necessidade está ligada aos critérios exigidos pelo Conselho Estadual de Educação

Necessidade está ligada aos critérios exigidos pelo Conselho Estadual de Educação. Foto: Ilustração

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A Funepe (Fundação Educacional de Penápolis) vem realizando importantes parcerias com os municípios da região, a fim de consagrar os seus cursos de saúde e oferecer campos de estágio aos alunos. A necessidade está ligada aos critérios exigidos pelo Conselho Estadual de Educação - órgão de deliberação do sistema estadual - às faculdades que possuem o curso de graduação em Medicina.

Segundo o diretor da Fafipe (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras), Wanderli Bastos, o projeto do curso visa à multidisciplinaridade do aluno para que ele tenha acesso a campos de estágio para a qualidade de sua formação.

“As parcerias com os municípios vêm ao encontro da necessidade do curso em relação ao número de leitos SUS (Sistema Único de Saúde) por aluno, especificados à época da autorização do curso de Medicina pelo conselho. Além da estrutura de saúde municipal de Penápolis, recorremos às cidades vizinhas para firmar convênios e alcançar o número necessário de leitos que correspondem aos critérios que devemos seguir”, explicou.

Segundo o diretor do CCBS (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde) da Funepe, João Luís Cardoso de Moares, os benefícios de tais parcerias são inúmeros para ambos os lados: os gestores públicos poderão obter mais profissionais de saúde atuando junto aos seus munícipes, e os estudantes terão uma formação fundamentada no equilíbrio de excelência técnica e relevância social, garantindo uma formação integral e ampliada orientada por princípios éticos e humanistas.

Além disso e, principalmente, os usuários dos serviços de saúde terão a melhora da qualidade do atendimento. No início deste ano, a fundação estabeleceu uma parceria com Associação Hospitalar da Santa Casa de Lins, na qual os alunos da primeira turma de Medicina já têm a oportunidade de vivenciar a realidade médica em ambiente hospitalar. Junto à Prefeitura de Penápolis, existe um convênio, via Coapes (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde), que permite que os estudantes tenham aulas práticas em todo o sistema de saúde do município.

Outras parcerias com cidades próximas já estão em andamento, como Avanhandava, Barbosa, Braúna, Birigui e Alto Alegre. “Não temos medido esforços para tornar o curso de Medicina da Funepe um dos mais conceituados do Estado, e isso inclui tais parcerias, além de Penápolis, que sempre é a nossa prioridade. Beneficiar a população e contribuir para o desenvolvimento do munícipio é um compromisso que será sempre mantido pela nossa faculdade”, finalizou Moraes. (*) Com informações da A/I da Funepe



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.