Funepe firma parcerias com unidades de saúde dos municípios da região
Educação
Elas vêm ao encontro da necessidade do curso em relação ao número de leitos SUS
Da Redação 31/07/2021A Funepe (Fundação Educacional de Penápolis) vem realizando importantes parcerias com os municípios da região, a fim de consagrar os seus cursos de saúde e oferecer campos de estágio aos alunos. A necessidade está ligada aos critérios exigidos pelo Conselho Estadual de Educação - órgão de deliberação do sistema estadual - às faculdades que possuem o curso de graduação em Medicina.
Segundo o diretor da Fafipe (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras), Wanderli Bastos, o projeto do curso visa à multidisciplinaridade do aluno para que ele tenha acesso a campos de estágio para a qualidade de sua formação.
“As parcerias com os municípios vêm ao encontro da necessidade do curso em relação ao número de leitos SUS (Sistema Único de Saúde) por aluno, especificados à época da autorização do curso de Medicina pelo conselho. Além da estrutura de saúde municipal de Penápolis, recorremos às cidades vizinhas para firmar convênios e alcançar o número necessário de leitos que correspondem aos critérios que devemos seguir”, explicou.
Segundo o diretor do CCBS (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde) da Funepe, João Luís Cardoso de Moares, os benefícios de tais parcerias são inúmeros para ambos os lados: os gestores públicos poderão obter mais profissionais de saúde atuando junto aos seus munícipes, e os estudantes terão uma formação fundamentada no equilíbrio de excelência técnica e relevância social, garantindo uma formação integral e ampliada orientada por princípios éticos e humanistas.
Além disso e, principalmente, os usuários dos serviços de saúde terão a melhora da qualidade do atendimento. No início deste ano, a fundação estabeleceu uma parceria com Associação Hospitalar da Santa Casa de Lins, na qual os alunos da primeira turma de Medicina já têm a oportunidade de vivenciar a realidade médica em ambiente hospitalar. Junto à Prefeitura de Penápolis, existe um convênio, via Coapes (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde), que permite que os estudantes tenham aulas práticas em todo o sistema de saúde do município.
Outras parcerias com cidades próximas já estão em andamento, como Avanhandava, Barbosa, Braúna, Birigui e Alto Alegre. “Não temos medido esforços para tornar o curso de Medicina da Funepe um dos mais conceituados do Estado, e isso inclui tais parcerias, além de Penápolis, que sempre é a nossa prioridade. Beneficiar a população e contribuir para o desenvolvimento do munícipio é um compromisso que será sempre mantido pela nossa faculdade”, finalizou Moraes. (*) Com informações da A/I da Funepe
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.