Funepe fomenta projetos de iniciação científica
Educação
Objetivo é fomentar o desenvolvimento do pensamento, habilidades de pesquisa e aprendizagem
Da Redação 09/03/2022A Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), mantenedora da Fafipe (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis), inicia 2022 com novos investimentos em projetos científicos na instituição, através do seu Programa de Incentivo à Iniciação Científica.
O objetivo é fomentar, entre o corpo docente e discente, o desenvolvimento do pensamento científico, habilidades de pesquisa e aprendizagem no campo da ciência.
Segundo o coordenador de pesquisa da faculdade, o professor doutor Rafael Bottaro Gelaleti, a iniciação científica proporciona aos alunos uma melhora no desempenho acadêmico, permitindo a elaboração e desenvolvimento de projetos, redação de textos científicos para publicação, além do aprimoramento do currículo.
“Formar profissionais e pesquisadores dentro da Fafipe/Funepe permite que as instituições sejam uma referência ainda maior na região”, aponta. Os grupos de pesquisa são criados a partir da área de expertise de cada docente pesquisador e oferecem a possibilidade dos alunos participarem dos projetos de acordo com o interesse de cada um.
“A ideia é beneficiar os nossos estudantes, para que, além da melhor preparação para as futuras pós-graduações, eles também se destaquem no mercado de trabalho”, completa.
A diretora geral da Fafipe, professora doutora Fabiana Tanoue de Mello, informa que a instituição sempre trabalhou com projetos que despertam no aluno a disposição de seguir em áreas acadêmicas e científicas, mas que neste ano, o investimento direto para este projeto dará ainda mais força ao papel da faculdade em formar novos pesquisadores e cientistas.
“A faculdade é um espaço onde naturalmente vivenciamos as descobertas em todos os campos da ciência. Neste momento, a Fafipe/Funepe celebram o envolvimento de toda a comunidade acadêmica, docentes e discentes, nesta empreitada da iniciação científica”, conta à diretora, que revela que este será um marco para a instituição em 2022. (*) Com informações da A/I da Funepe
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.