JOVEM PAN PENÁPOLIS

Funepe promove Projeto de Ação Cultural

Cidade

O Projeto “Mulheres de Fibra”, uma parceria entre a Rede CAAS e a Cooperativa das Lavadeiras

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

A Funepe (Fundação Educacional de Penápolis) realiza até o próximo dia 20 de outubro, na Sala de Estudos no Campus II, a Exposição De Fotografia “Mulheres de Fibra”, a arte em toda parte.

As fotos que serão expostas são fruto do projeto Mulheres de Fibra que envolve a Cooperativa das Lavadeiras e a Rede CAAS, e cada registro fotográfico nasceu das lentes do fotógrafo Bruno Providelo.

A ideia inicial foi proporcionar momentos de autoestima e cuidado às participantes nos encontros periódicos promovidos pela Rede CAAS.
O trabalho envolveu profissionais de beleza e saúde como cabeleireiras, psicólogas, enfermeira, terapeuta ocupacional e empresários.

As ações de embelezamento, “cafés com bate-papo”, sessões de fotos e brincadeiras aconteceram através de recursos humanos e materiais doados.

Nas fotos apresentadas, Bruno capta e projeta a singularidade dos papeis femininos, provocando uma reflexão sobre a qualidade das relações e sua relevância para o desenvolvimento integral das crianças.

PROJETO

O Projeto “Mulheres de Fibra”, uma parceria entre a Rede CAAS e a Cooperativa das Lavadeiras teve início em meados de 2016 com o objetivo de valorizar e divulgar as relações das cooperadas com a comunidade e promover o desenvolvimento infantil integral e integrado, partindo das relações das mulheres com suas famílias.

A ideia é valorizar as mulheres que acumulam jornadas de trabalho sendo muitas vezes são as únicas responsáveis pela educação dos filhos e netos, e, além disso, reconhecer o compromisso, valorizar seu conhecimento e garantir que se sintam apoiadas no processo com as crianças.

A Cooperativa das Lavadeiras surgiu em 2002, estimulada pelo Fundo Social do estado de São Paulo e reúne 8 mulheres de 24 a 72 anos que prestam serviço cinco dias por semana, em horário comercial. A sede da cooperativa fica na Rua Santa Maria Gorete, no Jardim Planalto.

A Rede CAAS surgiu em 2010, quando da implantação do Programa Primeiríssima Infância – convênio entre a Prefeitura Municipal e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal -  formada por profissionais técnicos e voluntários que, por meio de ações de formação sobre o tema Primeira Infância e oficinas de sensibilização, realizam intervenções na comunidade. (*) Com informações da Funepe.



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.