FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Gato-mourisco é resgatado pela Polícia Militar Ambiental em sítio

Polícia

Moradores acionaram comunicando que tinham visto um filhote de onça

Filhote foi resgatado pela Polícia Ambiental em propriedade rural de Glicério

Filhote foi resgatado pela Polícia Ambiental em propriedade rural de Glicério. Foto: Polícia Militar Ambiental/Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

Um gato-mourisco foi resgatado, nesta quinta-feira (9), pela Polícia Militar Ambiental, de um sítio em Glicério. Moradores da propriedade rural acionaram a equipe comunicando, inicialmente, que tinham localizado um filhote de onça, que tinha sido acuado pelos cães durante a madrugada.

Quando os policiais chegaram ao local, confirmaram se tratar do gato-mourisco, que foi encaminhado para a Apass (Associação Protetora dos Animais Silvestres) de Assis (a 187 km de Penápolis), para cuidados e acompanhamento por médico veterinário.


FELINO

O filhote resgatado é um felino raro, tímido, recluso e muito arredio. É encontrado desde o sul do Texas, nos Estados Unidos, até as províncias de Buenos Aires e Rio Negro, na Argentina. Seu corpo é magro e alongado e suas pernas são curtas.

A cabeça é pequena e achatada. De cauda muito longa, a cor desse felino vai do preto, passa pelo castanho escuro, chegando até em tons avermelhados. Come praticamente qualquer animal pequeno que consiga capturar, com preferência por roedores, como pequenos répteis, e aves.

Há registros de captura de presas maiores como coelhos e gambás. Como muitos outros felinos, sua dieta também inclui uma pequena quantidade de vegetação, insetos e aranhas. O período de reprodução ocorre durante todo o ano.

O gato-mourisco é principalmente diurno e, apesar de se sentir confortável em cima das árvores, prefere caçar no chão. Tem o hábito de viver perto de rios ou de lagos, sendo, também, encontrado em lugares secos, com vegetação aberta.

Apresenta uma variedade muito ampla de sons, desde ronronados, passando por assobios, sons de vibração e até mesmo um chiado de pássaro, usado para capturar suas presas.



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.