George Russell conquista primeira vitória em corrida com muitos acidentes
Esportes
Piloto britânico liderou a prova do início ao fim e Mercedes garantiu dobradinha em Interlagos
Da Redação 13/11/2022George Russell fez história neste domingo (13), em Interlagos, e venceu o GP de São Paulo após liderar a prova de ponta a ponta. Lewis Hamilton foi o segundo, garantindo a dobradinha da Mercedes e Carlos Sainz fechou o pódio.
O fim de semana também marcou um recorde de público no GP de São Paulo. Cerca de 236 mil pessoas passaram por Interlagos durante todo o fim de semana, contando desde sexta-feira (11), quando aconteceu o primeiro treino livre e a classificação para a corrida sprint.
DESTAQUES
Com a vitória de Russell, a Mercedes volta a ter um piloto no lugar mais alto do pódio desde o Grande Prêmio da Arábia Saudita, em 2021, com Lewis Hamilton.
BOA LARGADA DE RUSSELL E SAFETY CAR
Em uma largada limpa, George Russell tracionou bem e manteve a ponta na corrida, seguido pelo companheiro de equipe Lewis Hamilton e Max Verstappen.
Apesar de não ter incidentes na largada, uma batida logo na primeira volta fez com que o Safety Car entrasse na pista.
Daniel Ricciardo, da McLaren, tocou em Kevin Magnussen e o carro da Haas rodou na curva 8. Ricciardo ainda tentou passar por trás de Magnussen, mas foi atingido pelo carro do dinamarquês e os dois pilotos abandonaram a corrida.
RELARGADA E MAIS ACIDENTES
O Safety Car voltou aos boxes na volta oito e Max Verstappen tentou conquistar a segunda posição ultrapassando Hamilton, mas o piloto da Red Bull arriscou demais no S do Senna e acabou tocando no carro da Mercedes, danificando a asa dianteira.
Os dois pilotos perderam posições e Max foi obrigado a parar nos boxes, voltando no fim do grid.
Ainda na volta oito, Lando Norris tocou a traseira de Charles Leclerc e jogou o piloto da Ferrari para fora da pista. O monegasco também foi para os boxes e voltou na última posição.
NOVO SAFETY CAR E MUITA EMOÇÃO
Na volta 55, Lando Norris teve problemas em sua McLaren e parou no meio da pista, obrigando a entrada do Safety Car na pista e deixando todos os carros muito próximos.
Com a relargada, Carlos Sainz, que estava em quarto e que parou no pox para colocar pneus macios durante o safety car, partiu para o ataque contra Sergio Pérez e ultrapassou a Red Bull com muita facilidade.
O piloto mexicano mostrou estar com dificuldades e acabou sendo ultrapassado na sequência por Charles Leclerc e Fernando Alonso.
Max Verstappen, apesar de pedidos da equipe para não ultrapassar seu companheiro, também deixou Pérez para trás e deixando o mexicano na sétima posição.
DOMÍNIO DE GEORGE RUSSELL E DOBRADINHA DA MERCEDES
Largando em primeiro, após ter vencido a corrida sprint no último sábado, George Russell dominou o GP de Sâo Paulo e teve uma vitória tranquila em Interlagos, sem ter sido ameaçado durante as 71 voltas.
Com a vitória, o piloto quebrou uma seca da Mercedes, que não vencia desde o GP da Arábia Saudita, em 2021, e garantiu a primeira vitória da equipe na temporada, além da sua primeira da Fórmula 1.
Apesar de ter perdido muitas posições com o toque com Max Verstappen, o heptacampeão Lewis Hamilton conseguiu se recuperar na corrida e mostrou como o carro da Mercedes estava bem em todo o fim de semana em Interlagos, terminando a corrida em segundo e garantindo a dobradinha para a Mercedes.
Confira os resultados do Grande Prêmio de São Paulo:
1. George Russell (Mercedes)
2. Lewis Hamilton (Mercedes)
3. Carlos Sainz (Ferrari)
4. Charles Leclerc (Ferrari)
5. Fernando Alonso (Alpine)
6. Max Verstappen (Red Bull)
7. Sergio Pérez (Red Bull)
8. Esteban Ocon (Alpine)
9. Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
10. Lance Stroll (Aston Martin)
11. Sebastian Vettel (Aston Martin)
12. Pierre Gasly (AlphaTauri)
13. Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
14. Mick Schumacher (Haas)
15. Alexander Albon (Williams)
16. Nicholas Latifi (Williams)
17. Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
18. Lando Norris (McLaren)
19. Kevin Magnussen (Haas)
20. Daniel Ricciardo (McLaren)
(*) Rodrigo Lima/Band.com.br
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.