Geraldo Alckmin recebe diretores da Santa Casa de Araçatuba
Saúde
Vice-presidente da República recebeu pedido para agilizar processo
Da Redação 09/02/2023O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), recebeu na tarde de quarta-feira (8) no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), o provedor da Santa Casa de Araçatuba (SP), Petrônio Pereira Lima, que estava acompanhado do conselheiro administrativo, Fábio Blaya.
Um dos objetivos do encontro, segundo a assessoria de imprensa do hospital, foi solicitar apoio no processo de transformação da Santa Casa em Hospital de Ensino. De acordo com o hospital, o processo está parado há mais de dois anos no Ministério da Educação.
“O vice-presidente pediu a localização (protocolo) do processo e fez o compromisso de verificar a situação e apoiar a certificação”, segundo Lima. Ele explicou que ao ser transformado em Hospital de Ensino, a Santa Casa teria um incremento de 30% nos procedimentos realizados em pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).
Ainda de acordo com o provedor, o certificado do Ministério da Educação ampliará as condições de ensino praticadas no hospital desde 2017, oferecendo cursos de especialização de Residência Médica e Internato Médico, este direcionado a acadêmicos de Medicina. Atualmente a Santa Casa conta com 54 médicos residentes e 100 acadêmicos de Medicina.
MAIS PEDIDOS
A audiência com Alckmin foi agendada pelo assessor especial da Secretaria Estadual de Saúde, Edson Rogatti, que também é presidente da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo) e participou do encontro.
Segundo o que foi divulgado, a principal reivindicação feita durante a visita foi uma intervenção urgente para reverter um corte nos pagamentos de procedimentos de MAC (Média e Alta Complexidades) prestados aos SUS.
Esse corte teria ocorrido pelo governo do Estado inesperadamente no final do governo anterior, comprometendo as finanças da Santa Casa. Até novembro os hospitais contavam com um teto para uma quantidade específica de atendimentos contratados e recebiam pelos atendimentos extras.
Em dezembro, o SUS teria pago apenas o teto contratado, resultando para a Santa Casa de Araçatuba, R$ 1,4 milhão que deixou de ser recebido. O hospital já acumulava R$ 2,5 milhões de déficit mensal em 2022.
Segundo Petrônio, ao ser informado, Alckmin telefonou para o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Eleuses Paiva, e pediu que analise a possibilidade de reconsiderar o corte nos repasses. O provedor argumenta que se a situação não for revista, haverá desassistência aos usuários do SUS, pois os hospitais atenderão somente os procedimentos contratados.
PARCEIRO ANTIGO
A assessoria de imprensa da Santa Casa de Araçatuba lembra que a parceria do hospital com o atual vice-presidente da República é antiga. Quando era governador do Estado, ele direcionou investimentos para construção do prédio para o CTO (Centro de Tratamento Oncológico); revitalização do prédio; aquisição de equipamento para a Central de Radioterapia; construção de torre com 116 leitos; construção do Hospital do Rim; e criação de dez leitos de neonatais. (*) Com informações do Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.