Gestantes e puérperas com comorbidades serão vacinadas na segunda
Saúde
Idosos de 64 anos também poderão tomar a segunda dose da CoronaVac
Da Redação 15/05/2021A secretaria municipal de Saúde de Penápolis informa que, a partir de segunda-feira (17), gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos poderão tomar a primeira dose de vacina contra a Covid-19. O município receberá hoje (15) as doses da CoronaVac - Instituto Butantan - especificamente para este grupo.
Como de costume, a imunização acontecerá das 8h às 15h em dois locais: drive-thru em frente ao Clube Penapolense - para quem estiver em veículo - e no Ginásio de Esportes Prof. Antônio de Castilho Braga, o Gigantão Azul - para pedestres.
Segundo explicou o secretário municipal de Saúde, Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, a vacinação de gestantes começaria no dia 11, entretanto, foi interrompida após a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) recomendar a suspensão imediata da aplicação da AstraZeneca/Fiocruz nesse público. “Com a chegada das doses da vacina CoronaVac, a imunização será retomada dia 17”, afirmou.
Grávidas e puérperas devem apresentar comprovante da condição de risco (por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica). Também é possível solicitar uma declaração de comorbidade na UBS (Unidade Básica de Saúde) onde faz acompanhamento.
As mulheres em qualquer período gestacional deverão também apresentar comprovante de acompanhamento, pré-natal ou laudo médico. As puérperas, ou seja, as que deram à luz nos últimos 45 dias, devem utilizar a declaração de nascimento da criança.
2ª DOSE
Idosos de 64 anos, que já tomaram a primeira dose da CoronaVac, também devem procurar os dois locais a partir de segunda, para tomar a segunda. Os demais grupos prioritários, que já se imunizaram, devem ficar atentos à data agendada em suas carteirinhas para não perderem o prazo de receberam a outra dose.
Vale lembrar que, na próxima semana, continua a vacinação das pessoas com comorbidades e deficientes permanentes (BPC) na faixa etária de 50 a 59. Para receber a dose, qualquer pessoa que integre a faixa anunciada, deve apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatórios, prescrição médica ou a declaração fornecida na UBS onde faz acompanhamento.
Já os com deficiência permanente, precisam apresentar o comprovante do recebimento do BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social). (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.