Ghapo promove série de palestras no Outubro Rosa
Cidade
Ministério da Saúde defende divulgação o ano todo de campanhas relacionadas ao tema
Carlos Netto 11/10/2019Após o lançamento das campanhas Outubro Rosa: você tem peito para falar sobre isso? e Novembro Azul: um toque pela vida, no final de setembro no Garden Shopping, o Ghapo (Grupo De Humanização e Apoio aos Pacientes Oncológicos) de Penápolis deu início às atividades que incluem palestras, caminhada, e exposição de fotos relacionadas às experiências de pacientes que o grupo acompanhou.
De acordo com a responsável pelo Ghapo, Luciane Casella, essa exposição será itinerante e percorrerá nos próximos dois meses algumas lojas do comércio penapolense, que são patrocinadoras das atividades.
Ela explicou que foi graças ao auxílio dessas pessoas que o grupo conseguiu confeccionar dois painéis com fotos e histórias desses pacientes. “Quero somente agradecer, pois nada seria possível se não fosse a ajuda desses parceiros”, reiterou.
Desde a sua criação, em 2013, o grupo vem realizando ações específicas ou direcionadas para a conscientização e prevenção do diagnóstico precoce do câncer da mama, durante o Outubro Rosa. Somente no ano passado isso não ocorreu.
Em 2019, o Ghapo preparou uma programação de visitas, entre outras atividades, para falar sobre a necessidade das pessoas se atentarem para a prevenção da doença.
“O nosso trabalho, com essas visitas, é de conscientização. Como sempre existem pessoas que procuram o grupo em busca de apoio, em todos os aspectos, continuamos atuando. Entendemos que esse momento, para quem descobre ter a doença, e para a família, é bem difícil”, relatou.
Ela informou que o grupo continua auxiliando as famílias penapolenses, geralmente após descobrirem a doença. São visitas, cestas básicas, medicamentos, entre outras ações como auxílio financeiro, psicológico e logístico, para pelo menos amenizar a situação vivida pelo paciente e sua família.
ROTEIRO
A responsável pelo grupo, Luciane Casella disse que a partir de segunda-feira, 14, inicia uma nova etapa de eventos, levando informações para dezenas de pessoas, ligadas à vários segmentos empresariais.
“Na segunda vamos conversar com cerca de 60 cabeleireiras, no Evento Espanha, atendendo a um convite do responsável, Rodrigo, para falarmos sobre as ações do grupo”, disse Luciane.
Na quarta-feira, 16, às 19h30, o Ghapo participa de uma mesa de bate papo na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Subseção de Penápolis, evento que será aberto ao público.
No dia 18, sexta-feira, as informações serão passadas ao grupo de funcionários da Fundação Colnaghi.
“Estaremos palestrando aos colaboradores da instituição, o mesmo acontecendo no dia 19, sábado, na Midori, quando também conversamos com os colaboradores daquela empresa”, explicou.
Luciane relatou que no sábado, pela manhã, será realizada uma caminhada com as mulheres que praticam Pilates, na marginal do córrego Santa Leonor.
No dia 26, sábado seguinte, o grupo foi convidado pela empresa Plis Cabo para levar informações sobre a prevenção e conscientização sobre a doença.
GRUPO
Criado em 2013, o Grupo de Humanização e Apoio aos Pacientes Oncológicos de Penápolis, através de seus integrantes, busca levar aos pacientes com câncer um pouco de humanização, nas fases de descoberta e tratamento da doença.
A campanha de conscientização contra o câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, é realizada por diversos entidades, no mês de outubro, e dirigida à sociedade, em especial às mulheres.
Outubro Rosa destaca a importância da conscientização sobre câncer de mama e esse movimento, que vem ganhando força a cada ano, tem como objetivo levar conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e do diagnóstico precoce da doença.
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama.
INCA
O INCA (Instituto Nacional do Câncer) e o Ministério da Saúde, na campanha Outubro Rosa 2019, reforça três pilares estratégicos no controle da doença: prevenção primária, detecção precoce e mamografia.
A campanha, que inclui cartazes, folders, banners e cards para impressão e utilização nas redes sociais, foi criada para divulgação não apenas em outubro, mas ao longo do ano inteiro, porque o cuidado com as mamas deve ser uma preocupação permanente.
O mote da campanha é “Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela”. (*) Com informações do INCA.
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