Glicério comemora hoje 96 anos de emancipação política
Região
Município, que faz aniversário nesta quinta-feira, possui 4.842 habitantes, segundo IBGE
Ivan Ambrósio 30/12/2021Outro município da microrregião está em festa essa semana. Além de Avanhandava, Glicério celebra, nesta quinta-feira (30), seus 96 anos de emancipação política. Com 4.842 habitantes, segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade esteve em ascensão nos últimos anos por ser o local de nascimento do presidente Jair Bolsonaro (PL).
O prefeito Ildo de Souza (PSDB), parabenizou a população pela data. “Agradeço a todos os moradores pela oportunidade deste segundo mandato, tendo nosso objetivo de deixar a cidade em outro patamar. Muitos investimentos foram feitos e outros acontecerão em breve”, disse.
Ele ainda acrescentou que a expectativa é de inúmeras obras a serem feitas no município a partir de 2022. “Teremos anos promissores, sendo tudo feito com muito planejamento, ética e honestidade com o dinheiro público. Deixo minha mensagem de aniversário, desejando muito amor, carinho, esperança e prosperidade para nossa cidade”, destacou. Glicério conta ainda com o Distrito de Juritis.
HISTÓRIA
Em meados do século 19, a família Castilho estabeleceu-se nas terras que hoje formam o município. Habitavam as redondezas, na época, os índios Coroados que, após certo tempo, invadiram as propriedades dos desbravadores, expulsando-os dali.
Em 1906, decorridos 30 anos aproximadamente da expulsão dos primeiros povoadores, o general Francisco Glicério aproximou-se da região, trazendo os trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e dando condições para a família Castilho voltar a habitar definitivamente suas terras.
Por volta de 1913, foi fundado o então povoado de Castilho, contando com várias habitações rústicas e grande número de trabalhadores que se estabeleceram no local, atraídos pela fertilidade do solo. Diante de seu progresso, o povoado foi elevado a Distrito de Paz, em 1920, com o nome de General Francisco Glicério, em homenagem ao desbravador. Cinco anos depois, foi elevado à categoria de município, instalado em 1926 e simplificando para Glicério.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.