FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Glicério comemora hoje 96 anos de emancipação política

Região

Município, que faz aniversário nesta quinta-feira, possui 4.842 habitantes, segundo IBGE

Glicério é um dos municípios que faz parte da microrregião; cidade comemora 96 anos

Glicério é um dos municípios que faz parte da microrregião; cidade comemora 96 anos. Foto: Divulgação

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Outro município da microrregião está em festa essa semana. Além de Avanhandava, Glicério celebra, nesta quinta-feira (30), seus 96 anos de emancipação política. Com 4.842 habitantes, segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade esteve em ascensão nos últimos anos por ser o local de nascimento do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O prefeito Ildo de Souza (PSDB), parabenizou a população pela data. “Agradeço a todos os moradores pela oportunidade deste segundo mandato, tendo nosso objetivo de deixar a cidade em outro patamar. Muitos investimentos foram feitos e outros acontecerão em breve”, disse.

Ele ainda acrescentou que a expectativa é de inúmeras obras a serem feitas no município a partir de 2022. “Teremos anos promissores, sendo tudo feito com muito planejamento, ética e honestidade com o dinheiro público. Deixo minha mensagem de aniversário, desejando muito amor, carinho, esperança e prosperidade para nossa cidade”, destacou. Glicério conta ainda com o Distrito de Juritis.


HISTÓRIA

Em meados do século 19, a família Castilho estabeleceu-se nas terras que hoje formam o município. Habitavam as redondezas, na época, os índios Coroados que, após certo tempo, invadiram as propriedades dos desbravadores, expulsando-os dali.

Em 1906, decorridos 30 anos aproximadamente da expulsão dos primeiros povoadores, o general Francisco Glicério aproximou-se da região, trazendo os trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e dando condições para a família Castilho voltar a habitar definitivamente suas terras.

Por volta de 1913, foi fundado o então povoado de Castilho, contando com várias habitações rústicas e grande número de trabalhadores que se estabeleceram no local, atraídos pela fertilidade do solo. Diante de seu progresso, o povoado foi elevado a Distrito de Paz, em 1920, com o nome de General Francisco Glicério, em homenagem ao desbravador. Cinco anos depois, foi elevado à categoria de município, instalado em 1926 e simplificando para Glicério.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.