Glicério publica decreto obrigando uso de máscaras em ambientes fechados
Saúde
Medida entra em vigor neste sábado (28) e foi tomada após aumento do número de casos
Ivan Ambrósio 28/05/2022A Prefeitura de Glicério publicou decreto ontem (27), determinando a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados. A medida entra em vigor neste sábado (28) em todo o município.
De acordo com o documento assinado pelo chefe do Executivo, Ildo de Souza (PSDB), a ação é válida para estabelecimentos comerciais, industriais, escritórios, academias, igrejas e templos, restaurantes, lanchonetes, salões de beleza e congêneres, além de outras que não estejam previstas.
“Diante do significativo aumento do número de casos positivos para a Covid-19 nas ultimas semanas, foi expedido o decreto como medida de combate à pandemia”, ponderou.
Caberá ao responsável pelos estabelecimentos adotarem providências necessárias para o cumprimento, disponibilizando ainda álcool em gel para o uso e impedindo que pessoas ingressem ou permaneçam no local sem a utilização do acessório de proteção facial.
ESCOLAS
O decreto ainda determina que o uso da máscara também seja feito nas escolas municipais, estaduais e privadas em todas as suas dependências, incluindo-se para as atividades físicas, pátios e quadras, devendo ser mantida a aferição de temperatura para ingresso e o uso de álcool em gel.
O equipamento deve ser usado também pelos servidores e munícipes que forem às repartições públicas, consultórios médicos e odontológicos, bem como transportes públicos de uso coletivo e respectivos terminais de acesso para embarque e desembarque. Já nos locais abertos, é recomendado o uso e evitar aglomerações, mantendo o distanciamento social para que seja garantido o adequado funcionamento dos serviços de saúde.
CASOS
Nas últimas 24 horas, a cidade aumentou os casos de 1.342 para 1.361. Dezoito óbitos foram registrados desde o começo da pandemia, 43 estão em tratamento e 1.300 tiveram alta. Além de Glicério, outros municípios registraram alta.
Braúna passou de 1.448 para 1.453. Desde o começo da pandemia, 25 moradores não resistiram e faleceram, 28 estão em isolamento e 1.394 foram curados. Avanhandava subiu de 3.045 para 3.061, sendo 2.994 recuperados, 47 óbitos e 20 em isolamento.
Alto Alegre está com 1.147, sendo que 1.092 tiveram alta, 33 estão em tratamento domiciliar, um internado e houve 21 mortes. Barbosa segue com 1.385, tendo 23 óbitos, 1.362 curados e dois suspeitos. Luiziânia permanece com 748, sendo cinco em quarentena, 733 recuperados e dez que morreram.
Já em Penápolis, boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde mostra que, em duas semanas, foram registrados 272 novos moradores com o coronavírus. Com isso, a quantidade computada até o momento passou de 17.028 para 17.300.
Do total, um permanece internado, 273 permanecem em quarentena e 16.727 se recuperaram. Desde o começo da pandemia, 299 pessoas - 170 homens e 129 mulheres – não resistiram às complicações e vieram a óbito.
Suspeitos que aguardavam resultado dos exames laboratoriais ou a data para a realização do teste rápido são 565. Outros 1.682 foram descartados por avaliação clínico-epidemiológica e 31.103 tiveram resultado negativo.
Os leitos da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Geral estariam sem pacientes internados pelo coronavírus. Já na enfermaria há uma pessoa de Penápolis positiva para o coronavírus.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.