Governador de São Paulo João Doria inaugura CDP em Lavínia
Região
Este é o 4º presídio estadual administrado pela SAP construído no município
Ivan Ambrósio 22/10/2019O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) inaugurou, na manhã desta terça-feira (22), o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Lavínia (a 121 km de Penápolis). A unidade tem capacidade para abrigar 847 presos provisórios e fica no quilômetro 4,3 da estrada municipal Manoel Caetano.
O investimento para a construção foi de R$ 55,8 milhões. Este é o 4º presídio estadual administrado pela SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), construído em Lavínia. Esse tipo de unidade prisional recebe os presos temporários e os que aguardam julgamento.
“São Paulo é o Estado que vai inaugurar o maior número de presídios neste ano. Até 31 de dezembro, serão 12 novas unidades e mais de 6,5 mil vagas oferecidas ao sistema prisional, com qualidade e segurança. O melhor sistema é o de São Paulo. Você não tem notícias de revoltas e conflitos. Os agentes prisionais são bem preparados”, disse Doria.
AUTOMATIZADA
O CDP já foi entregue totalmente automatizado. Desenvolvido 100% por técnicos da secretaria, trata-se de um sistema automático para abertura e fechamento de portas sem que os funcionários tenham contato direto com a população carcerária. A nova unidade conta com todos os equipamentos de segurança, incluindo raio-x, portal detector de metal e escâner corporal.
“São Paulo está ofertando metade das vagas prisionais que o Brasil está oferecendo em 2019. É o Governo do Estado fazendo o seu papel na cA unidade tem capacidade para abrigar 847 presos provisóriosustódia dos apenados, na prática de reinserção social, oferecendo vagas e trabalhando para que o indivíduo saia da prisão e não torne a voltar”, afirmou o Secretário da Administração Penitenciária, Nivaldo Cesar Restivo.
O CDP foi projetado com características diferenciadas, aproveitando as experiências dos que já estavam em funcionamento. Os novos centros possuem pavilhões de trabalho e de serviço como cozinha industrial – onde os próprios presos preparam os alimentos –, salas de aula, além de inclusão, saúde, lavanderia e padaria, que são setores já existentes em penitenciárias.
A unidade também possui sistema de rampas de acessibilidade a portadores de mobilidade reduzida e banheiros acessíveis.
HOMOLOGAÇÃO
A homologação da licitação para a construção do CDP foi publicada pelo governo estadual em 24 de dezembro de 2014, junto com a unidade de Nova Independência, que foi inaugurada em novembro do ano passado. O contrato previa investimento de R$ 49,347 milhões, ou seja, abaixo do que efetivamente foi gasto. (*) Com informações do Governo de São Paulo
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.