AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Governador inaugura, virtualmente, unidades do Deic em Araçatuba e Prudente

Polícia

Divisões reúnem todas as atividades de polícia especializada, trazendo mais organização e eficiência

Solenidade de inauguração ocorreu na manhã de ontem (27), em Araçatuba e Prudente

Solenidade de inauguração ocorreu na manhã de ontem (27), em Araçatuba e Prudente. Foto: Governo de SP/Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) inaugurou virtualmente, na manhã de ontem (27), as unidades do Deic (Divisões Especializadas de Investigações Criminais) da Polícia Civil em Araçatuba e Presidente Prudente.

Elas reúnem todas as atividades de polícia especializada, trazendo mais organização e eficiência. “Um prazer darmos continuidade a esse programa de inaugurações. A nossa promessa era de dez unidades até dezembro e nós entregaremos 11. O nosso governo é dinâmico e compreende as necessidades da população”, afirmou o tucano.

O Deic de Araçatuba, subordinado ao Deinter-10 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), foi criado por meio de decreto em fevereiro e, desde março, funciona em imóvel próprio, na rua José Pedro dos Santos, 584, no bairro Higienópolis. Não houve reforma para abrigar a unidade, pois está instalada em prédio novo que abriga a CPJ (Central de Polícia Judiciária), entregue em 2018.

O edifício todo conta com mais de 80 salas, das quais 20 são ocupadas pelo Deic. Há uma ala com dois andares e outra com três, contando com elevador e rampas de acordo com a lei de acessibilidade, além de auditório para 100 pessoas, gerador de energia para casos de pane na rede elétrica, carceragem, cofres para drogas, armas e câmeras de vigilância.

As equipes, compostas por aproximadamente 40 policiais e mais de 20 viaturas, já foram responsáveis pela detenção de 438 pessoas. Além disso, beneficiam mais de 800 mil habitantes da região – incluindo Penápolis -, a unidade já recolheu mais de 320 quilos de entorpecentes e retirou das ruas nove armas de fogo ilegais.

A divisão é composta pela junção da Dise (Delegacia de Investigação sobre Entorpecentes), DIG (Delegacia de Investigações Gerais), Delegacia de Investigações sobre Homicídios, além do Seccold (Setor Especializado de Combate aos Crimes de Corrupção, Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro) e do GOE (Grupo de Operações Especiais).


PRUDENTE

Subordinada ao Deinter-8, o Deic de Presidente Prudente é composto pela junção da DIG, Dise, Homicídios, além do GOE. “Ela ocupa um ótimo prédio que vem atender perfeitamente a integração das delegacias. Nós estamos na área com os melhores índices criminais do Estado. São os mais baixos índices do Brasil”, disse o secretário da segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos.

A unidade atua no combate aos crimes de maior relevância: crime organizado, lavagem de dinheiro, homicídio e latrocínio, crimes contra o patrimônio - roubo a banco e de maior repercussão -, tráfico de drogas, além de realizar ações preventivas.

“A importância dessas unidades é integrar o trabalho para que o objetivo seja melhor atingido. A intenção é aumentar a eficiência e trazer um resultado mais adequado às operações”, completou o secretário. Atuando com mais de 40 policiais e 25 viaturas, o Deic foi instalado em um imóvel alugado na rua da Alfândega, 78, no Jardim Santa Helena.

O imóvel conta com quatro pavimentos, contando o subsolo destinado a estacionamento, 47 salas, 18 banheiros, três copas e quatro celas.

A unidade foi criada por meio de decreto estadual em fevereiro para otimizar o efetivo e realizar operações conjuntas, beneficiando cerca de 1,1 milhão de habitantes da região. Até o mês passado, a divisão já deteve 420 pessoas, apreendeu 6,7 toneladas de drogas e retirou dez armas ilegais de circulação. (*) Com informações da A/I do Governo de SP



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.