Governo de São Paulo retira obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre
Cidade
Já em locais fechados, transporte público e unidades escolas, segue obrigatório o uso
Da Redação 09/03/2022O Governo de São Paulo decidiu retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre em todo o Estado a partir desta quarta-feira (9). O anúncio foi feito no começo da tarde, durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.
Já em ambientes fechados, no transporte público e dentro das escolas, o uso permanece obrigatório. O novo decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial. A gestão estadual também anunciou a liberação de 100% do público nos estádios de futebol.
O governador João Doria (PSDB) afirmou que pode retirar totalmente a obrigatoriedade do uso do item de proteção nas próximas semanas, caso os indicadores permaneçam em queda. “Se tudo continuar correndo bem, até o dia 23, São Paulo pode anunciar a liberação completa em todas as circunstâncias”, informou.
ESTUDOS
A liberação era estudada desde o final do ano passado pelo Comitê Científico, que orienta a gestão do tucano. Com a chegada e o avanço da variante ômicron, porém, decidiu-se manter a regra, inicialmente prevista até o final deste mês.
Desde a semana passada, porém, Doria já sinalizava com otimismo a mudança. O uso obrigatório começou no transporte público em 4 de maio de 2020. No dia 7 do mesmo mês, passou a ser obrigatório em todo o Estado nas ruas, locais públicos, estabelecimentos, repartições públicas estaduais e transporte por aplicativo. (*) Com informações do g1 de SP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.