Governo de SP retira exigência do uso de máscara ao ar livre a partir de 11 de dezembro
Saúde
Uso permanece obrigatório em áreas internas e no transporte público
Da Redação 24/11/2021Em anúncio feito no começo da tarde desta quarta-feira (24), no Palácio dos Bandeirantes, o governo estadual anunciou que liberará, a partir de 11 de dezembro, o uso da máscara em ambientes externos. A informação foi passada pelo governador João Dória (PSDB).
O uso permanece obrigatório em áreas internas e no transporte público. A proposta foi aprovada pelo Comitê Científico, grupo de especialistas que orientam a gestão. Embora a liberação seja uma orientação para todo o Estado, as prefeituras têm autonomia para decidir continuar com a obrigatoriedade por mais tempo.
“Tomamos esta medida baseados em evidências científicas, que demonstram queda superior a 90% de internações em relação ao pico da pandemia, e a aceleração da vacinação no Estado que mais vacina no Brasil” explicou o governador.
O novo decreto, que tratará da flexibilização do uso de máscaras, deve ser editado e publicado no Diário Oficial do Estado nas próximas semanas. “Nas áreas internas e nas de transporte público, inclusive nas estações, mesmo que a céu aberto, o uso continuará sendo obrigatório”, completou o tucano.
ANÁLISE
Um ponto observado pelos especialistas para a tomada de decisão foi o impacto de 100% da capacidade de público em eventos culturais, esportivos e de lazer que está vigente em SP desde o dia 1º. As análises não identificaram aumento no cenário epidemiológico nos últimos 20 dias, demonstrando que a vacinação e as medidas de proteção mantiveram o controle da pandemia.
“Devemos dar nos próximos dias um importante passo com relação a flexibilização do uso de máscaras, mas precisamos manter importantes cuidados e ter cautela, como a higienização das mãos e o uso da proteção facial em ambientes fechados e no transporte público. Além disso, é fundamental que quem ainda não tomou a segunda dose da vacina, retorne aos postos de saúde para se imunizar e termos assim uma população mais protegida”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn. (*) Com informações da A/I do Governo de SP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.