Governo do Estado implanta programa de ensino integral em Penápolis
Cidade
Mais de 600 escolas já oferecem educação em tempo integral
Da Redação 04/09/2019No último dia 21 de agosto, a Secretaria Estadual da Educação anunciou que iria expandir o programa, sendo em Penápolis implantado na EE Dr. Carlos Sampaio Filho.
Segundo o dirigente, a pasta orientou para que três escolas recebessem o projeto, mas foi escolhida a unidade por ter tido melhores condições de momento, sendo uma delas o número de salas disponíveis e exigido para sua implantação.
As demais, por conta do grande número de alunos, não podem entrar, nesse momento, no programa. Hoje, no Carlos Sampaio, são 681 alunos, distribuídos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1º a 3º do ensino médio nos períodos da manhã e tarde.
Para a instalação do programa, foi determinante uma avaliação técnica, para que a secretaria desse um parecer sobre a viabilidade ou não da expansão do modelo.
No programa, os estudantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada, que inclui preparação para o mundo do trabalho, orientação de estudos, experiências práticas de ciências, tutoria personalizada com um professor, além dos clubes juvenis, em que os alunos se auto organizam de acordo com seus temas de interesse como dança, xadrez, debates, entre outros.
Além do Idesp, o ensino integral também ajudará no cumprimento das metas previstas nos Planos Nacional e Estadual de Educação, que determinam que 50% das escolas devem oferecer essa modalidade de ensino até 2024 e 2026, respectivamente. (*) Com informações da Secretaria de Educação
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.