FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Governo estadual anuncia retomada gradual da economia

Saúde

Quarentena foi prorrogada por mais 15 dias, mas com flexibilização progressiva por regiões

Governador João Doria (PSDB) anunciou que estenderá até o próximo dia 15 a quarentena

Governador João Doria (PSDB) anunciou que estenderá até o próximo dia 15 a quarentena. Foto: Governo de SP/Divulgação

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou hoje (27) que estenderá até o próximo dia 15 de junho a quarentena no estado como medida de combate ao novo coronavírus - ou seja, mais 15 dias além da última restrição, que encerraria neste domingo (31).

Entretanto, ele afirmou que, a partir da próxima segunda-feira (1º), haverá uma flexibilização do isolamento social, com a retomada de atividades econômicas em fases escalonadas. A nova fase recebeu o nome de “Retomada Consciente”. Apesar de anunciar o retorno das atividades em algumas áreas, Doria afirmou que a medida será avaliada diariamente e que pode a retomar atitudes mais restritivas se necessário.

“É uma nova fase, uma nova prática, que vai permitir em algumas áreas a retomada gradual e segura de atividades. Quero alertar, no entanto, que a retomada parte da colaboração de todos e parte do princípio que estaremos monitorando dia a dia a evolução do processo. Se tivermos que darmos um passo atrás e retomar medidas, faremos para proteger vidas”, disse em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

A flexibilização consta do Plano São Paulo, que é o protocolo de reabertura gradual do comércio. Foram priorizados setores com menor potencial de contágio, os que empregam mais e aqueles que correm mais risco de falência.

“O vírus afetou fortemente a economia do Brasil e obviamente afetou fortemente a economia do estado que lidera a economia, que é São Paulo. Mesmo assim, São Paulo decidiu, com base na ciência, manter 74% das atividades em funcionamento do estado. E aqui cabe também aqueles que do setor privado souberam seguir as normas para proteger seus colaboradores. E temos certeza que isso continuará pela consciência coletiva”, disse o governador.


PLANO

O plano de reabertura foi dividido em cinco fases que ficam mais flexíveis de acordo com a situação de cada local. No momento, nenhuma região de São Paulo está em condições de ter todas as atividades em funcionamento normal. A primeira fase é de “alerta máximo”; a segunda de “controle”; terceira de “flexibilização”; quarta de “abertura parcial” e a quinta recebe o nome de “normal controlado”.

A flexibilização foi decidida em reunião São Paulo está em quarentena desde 24 de março, e a flexibilização das regras foi anunciada no começo da semana. Ontem (26), todos os 645 municípios do estado mandaram dados de saúde que computaram o impacto do megaferiado.

Estas estatísticas foram analisadas por especialistas para determinar em quais áreas poderia haver afrouxamento do isolamento social. Em reunião com o governador no final da tarde de ontem, os prefeitos que representavam 14 das 16 regiões administrativas de São Paulo pediram a retomada de pelo menos parte das atividades. As duas exceções foram a Grande São Paulo e a Baixada Santista.



Quais regiões podem flexibilizar as medidas?


-- Fase 1

Grande São Paulo

Baixada Santista

Registro


-- Fase 2

São Paulo (capital)

Araçatuba

Campinas

Marília

Franca

São José do Rio Preto

Sorocaba São João da Boa Vista

Ribeirão Preto

Piracicaba


-- Fase 3

Araraquara/São Carlos

Barretos

Bauru

Presidente Prudente



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.