COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Governo estadual desiste de liberar uso de máscara ao ar livre

Cidade

Flexibilização entraria em vigor a partir do dia 11; uso permanece obrigatório em todos os ambientes

Com o adiamento da liberação, uso da máscara permanece obrigatório em todos os ambientes

Com o adiamento da liberação, uso da máscara permanece obrigatório em todos os ambientes. Foto: Ivan Ambrósio

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

O governo estadual decidiu recuar e adiar a liberação do uso de máscara em ambientes ao ar livre. A flexibilização entraria em vigor a partir do dia 11. A decisão, anunciada ontem (2), pelo governador João Doria (PSDB), atende recomendação do Comitê Científico que, após avaliação, pediu a manutenção da obrigatoriedade do acessório, após a confirmação de três casos da variante ômicron da Covid-19, o novo coronavírus, na capital paulista.

“Decidimos adotar essa medida por prudência com o cenário epidemiológico no Estado. Todos os números demonstram que a pandemia está recuando em São Paulo, mas optamos pela precaução. Nosso maior compromisso é com a saúde da população”, disse o tucano. Na recomendação, foram apontadas incertezas quanto ao impacto da variante às vésperas do fim de ano.

Os períodos de Natal e Réveillon costumam provocar grandes aglomerações, o que facilita a transmissão de doenças respiratórias. Com o adiamento, o uso da máscara continua em ambientes externos e internos, entre eles, o transporte público.


VARIANTE

Até o momento, três casos foram confirmados pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Um deles trata-se de um passageiro de 29 anos, vindo da Etiópia e que desembarcou no aeroporto em Guarulhos no último sábado (27). Na ocasião, ele testou positivo para a Covid-19 e fez o teste no espaço, não apresentando sintomas da doença.

Ainda segundo a pasta, o rapaz já tinha se vacinado com as duas doses da Pfizer, passa bem e está em isolamento domiciliar. O caso é acompanhado é acompanhado pela Vigilância Sanitária de Guarulhos, onde ele mora. Na terça (30), o Instituto Adolfo Lutz já havia anunciado resultado positivo nos testes para ômicron realizado por um casal de missionários brasileiros que moram na África do Sul.

Eles vieram para a capital paulista visitar familiares que moram na zona leste. Os dois não residem no Brasil e, por conta disso, não tinham registro no VaciVida de vacinação contra a Covid no Estado de São Paulo. O casal recebeu a dose única da vacina da Janssen na África do Sul. Eles estão em isolamento, passam bem, apresentam sintomas leves e são monitorados pela Prefeitura.

A variante ômicron – também chamada B.1.1529 – foi reportada à OMS (Organização Mundial da Saúde) em 24 de novembro de 2021 pela África do Sul. De acordo com o órgão, ela apresenta um “grande número de mutações”, algumas delas preocupantes.

O primeiro caso confirmado da ômicron foi de uma amostra coletada em 9 de novembro no país. Autoridades sanitárias holandesas afirmaram que a variante já estava presente na Holanda no dia 19 do mês passado - uma semana antes do que se acreditava e antes da OMS classificar como variante de preocupação.



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.