AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Governo estadual publica decreto e prorroga quarentena até 16 de dezembro

Cidade

Reclassificação das regiões, prevista para acontecer na segunda-feira (16), foi adiada para o dia 30

Atualmente, a região de Araçatuba – incluindo Penápolis – encontra-se na Fase Amarela

Atualmente, a região de Araçatuba – incluindo Penápolis – encontra-se na Fase Amarela. Foto: Ivan Ambrósio

JOVEM PAN PENÁPOLIS

O governo estadual prorrogou a quarentena no Estado até 16 de dezembro. A medida foi publicada no Diário Oficial de ontem (17). A decisão já havia sido anunciada durante coletiva pelo governador João Doria (PSDB), no Palácio dos Bandeirantes.

É a 14ª vez que a quarentena é prorrogada no Estado. Na oportunidade, ele admitiu que houve um aumento do número de internações pela Covid-19. Além disso, a reclassificação das regiões no plano de reabertura da economia durante a pandemia do coronavírus, que estava prevista para acontecer na segunda-feira (16), foi adiada para o dia 30.

Segundo a gestão estadual, o motivo é o apagão de dados que gerou instabilidade do sistema Sivep-Gripe do Ministério da Saúde no último dia 5. Na ocasião, o governo estadual chegou a ficar cinco dias sem atualizar os dados da Covid-19.

“A falta de informações sobre casos e óbitos, causada por uma pane no sistema do ministério da saúde que afetou a normalização dos dados em todo o Brasil e aqui em São Paulo, em especial. Por esta razão, adiamos a atualização do plano São Paulo”, explicou o tucano.


AMARELA

Atualmente, a região de Araçatuba – incluindo Penápolis – encontra-se na Fase Amarela que, na última reclassificação, ocorrida em 9 de outubro, ampliou o funcionamento do setor de gastronomia, bares e de restaurantes. Com isso, os clientes podem permanecer nestes estabelecimentos até às 23h.

Para isso, o serviço deve ser interrompido às 22h. Decreto municipal assinado pelo prefeito Célio de Oliveira (sem partido), determinou que estes segmentos funcionem, de segunda à domingo, das 10h às 14h e das 17h às 23h. Nos demais horários, o serviço é no sistema delivery. Os locais deverão, ainda, atender com a capacidade limitada a 60%.

O comércio em geral atende de segunda à sexta, das 8h30 às 18h. Aos sábados, o funcionamento é das 9h às 13h e, aos domingos, permanece fechado. A medida vale também para as concessionárias, escritórios e serviços, galerias e estabelecimentos congêneres.

No Penápolis Garden Shopping, as lojas atenderão o público das 11h às 21h, de segunda à sábado e, aos domingos e feriados, das 12h às 18h. Na praça de alimentação, o horário será das 11h às 16h e das 17h às 22h todos os dias. Além disso, o empreendimento, conforme determina o decreto, deverá seguir outras recomendações, entre elas, intercalar vagas no estacionamento e o uso obrigatório de máscaras.

Eventos, convenções e atividades culturais estão permitidos na cidade, desde que haja apresentação de um plano de contingência com antecedência de cinco dias para aprovação, capacidade limitada a 60% e vendas apenas on-line e assentos respeitando o distanciamento de 1,5 metro, entre outros pontos. A abertura destes tipos de eventos acontecerão das 8h30 às 18h, de segunda à sábado, sendo proibido a realização aos domingos e feriados.

As academias e centros de ginásticas, dentre as determinações impostas no decreto, deverão atender os alunos em horários personalizados e com um tempo pré-determinado de 30 minutos, tendo assim período hábil para higienização dos equipamentos utilizados.

Os salões de beleza e barbearias deverão funcionar de segunda à sábado, das 8h30 às 18h, sendo proibido aos domingos e feriados. O atendimento é por agendamento, com intervalo de, no mínimo, 30 minutos, para limpeza e higienização dos equipamentos, tendo a capacidade limitada em 60% dos clientes.

Fazem parte ainda deste grupo as regiões de Araraquara, Bauru, Franca, Marília, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Registro e Barretos. Já a Grande São Paulo, incluindo a capital, Taubaté, Campinas, Piracicaba, Sorocaba e a Baixada Santista encontram-se na Fase Verde.


PLANO

O Plano São Paulo regulamenta os estágios da quarentena nas diversas regiões do Estado, estabelecendo medidas mais duras ou leves conforme os indicadores de saúde de cada local, não será atualizado nesta semana.

Os critérios que baseiam a classificação das regiões são: ocupação de leitos de UTIs (Unidades de Terapias Intensivas); total de leitos por 100 mil habitantes; variação de novas internações, em comparação com a semana anterior, casos confirmados e novos óbitos.



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.