Graduado da 1ª turma de Direito da Funepe é aprovado em concurso para delegado no Pará
Educação
Aprovação de Walter Ruiz Bogaz Neto foi publicada essa semana no Diário Oficial
Ivan Ambrósio 09/01/2022O curso de Direito da Fafipe (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras), mantida pela Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), recebeu essa semana a notícia da aprovação em concurso público do egresso da 1ª turma que se formou o ano passado, Walter Ruiz Bogaz Neto, de 26 anos. Ele assumirá como delegado da Polícia Civil no Estado do Pará, conforme publicação do Diário Oficial.
O jovem, que também passou na prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) o ano passado, atua, desde dezembro de 2019, como agente policial em Penápolis. Segundo Neto, seu objetivo inicial era se tornar um jogador de futebol profissional. “Tive que parar com essa atividade e fiz, pouco mais de um ano, Engenharia Civil, mas acabei trancando e iniciando o curso de Direito. Foi aí que descobri o que eu queria”, disse.
Ele acrescentou que, desde o começo da graduação, a intenção sempre foi para concursos públicos e a aprovação em alguma carreira jurídica. “Desde o início, optei em prestar para o Ministério Público, porém, comecei a gostar da carreira policial ao assumir como agente. A partir daí, em 2020, passei a focar meus estudos para o concurso de delegado”, lembrou.
CONCILIAÇÃO
Casado e pai de dois filhos, teve de conciliar os estudos, família e serviço. Para ele, a perseverança, disciplina, foco, resiliência e, principalmente, paciência, foram primordiais para obter bons resultados.
“Sempre fiz questão de ser um cara crítico dentro da sala de aula e de aprofundar as matérias dadas no ambiente doméstico. Nas férias, como sabia que não tinha tempo suficiente, me dedicava ao máximo cada momento que tinha para estudar”, explicou.
Neto destacou o quanto às aulas, os professores e o curso foram fundamentais para que conquistasse a aprovação. “Aproveitei cada ensinamento passado. Tenho eterna gratidão por ter tido a oportunidade em ter aulas com excelentes mestres e doutores”, disse.
A escolha em prestar para o Pará foi uma oportunidade, mas já adiantou: assim que sair para o Estado de São Paulo, fará, frisando o quanto o ofício de delegado é importante para uma sociedade e para o Judiciário.
“Ele, em regra, é a primeira autoridade a ter contato com a população e o presidente do inquérito policial, bem como de outros procedimentos investigativos de atribuição, cujo objetivo é apurar a materialidade, autoria e as circunstâncias delitivas. Um trabalho bem feito traz sensação de segurança à sociedade. Espero contribuir para a prevenção e redução da criminalidade, colaborando, ativamente em projetos sociais”, analisou.
O mais novo delegado de polícia aprovado também ressaltou o apoio da família. “Hoje, eles estão felizes com a aprovação, mas, inicialmente, enfrentei certa resistência, principalmente em razão do local e da periculosidade do cargo”, comentou.
ORGULHO
Para a professora mestre Thábata Biazzuz Veronese, que foi coordenadora do curso até o ano passado, a aprovação de Neto é uma vitória para a instituição e motivo de orgulho para toda a comunidade penapolense, que possui na própria cidade uma graduação de excelência, composta por professores mestres e doutores, além de oferecer estrutura e ensino de qualidade.
“A Fafipe/Funepe deseja a ele muito sucesso e deixa registrado o quanto o resultado do seu esforço e dedicação aos estudos serve de exemplo e inspiração aos outros alunos e à comunidade”, finalizou.
Já o atual coordenador, o professor mestre Pedro Luís Menti Sanchez, parabenizou o recém-formado pela aprovação no concurso. “É imensamente gratificante, para nossa instituição, oferecer aos nossos alunos uma formação de qualidade e contribuir, desta forma, para o sucesso profissional deles”, concluiu.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.