Grupo se articula para desenvolvimento do turismo na região
Região
Objetivo do encontro foi de eleger o novo interlocutor regional do turismo
Da Redação 09/05/2021Na última quarta-feira (5), integrantes da região turística Tietê Vivo, credenciada e autorizada pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, se reuniram, no Speed Park, em Birigui, com o objetivo de eleger o novo interlocutor regional do turismo.
Foi eleito interlocutor o chefe de gabinete da secretaria de Turismo de Araçatuba, Nelson Eduardo Pereira da Costa, que terá a tarefa de articular as ações da Secretaria de Turismo do Estado e do Ministério do Turismo com os municípios da região.
PARTICIPAÇÃO
Participaram vários prefeitos da região, assim como vários secretários e funcionários relacionados ao turismo. As cidades que compõem a região turística Tietê Vivo são: Araçatuba, Barbosa, Birigui, Buritama, Braúna, Gastão Vidigal, Zacarias, Monções, Lourdes, Penápolis, Piacatu, Santo Antônio do Aracanguá, Santópolis do Aguapeí e Brejo Alegre.
O secretário de Turismo e de Desenvolvimento Econômico de Araçatuba, Marcelo Mazzei, destacou os esforços de Araçatuba para tornar a região reconhecida nacional e internacionalmente por seu turismo, ressaltando os campeonatos da ABQM (Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha) e com o objetivo estratégico atual de desenvolver o turismo náutico na região.
A principal tarefa é converter a região turística em Instância de Governança Regional, uma exigência legal feita pelo Ministério do Turismo para cumprir sua Política Nacional de Turismo e instalar regiões turísticas no Brasil inteiro.
No Estado de São Paulo, já são 49 regiões turísticas que se esforçam para essa conversão à Instância de Governança, em que a iniciativa privada e os órgãos públicos se juntarão para o desenvolvimento econômico da região na área do turismo.
O papel do novo interlocutor é conduzir o processo de maneira que isso se consolide antes do prazo legal, que é 2023. Esses estudos já estão em andamento e espera-se que neste ano se tenha a consolidação dessa nova região turística já formalizada como Instância de Governança Regional.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.