JOVEM PAN PENÁPOLIS

Guararapes libera funcionamento de salões, academias, missas e cultos

Região

Todos os segmentos precisam respeitar medidas sanitárias para evitar a propagação do novo coronavírus

De acordo com o ato oficial, que já entrou em vigor e está valendo, todos os segmentos precisam respeitar medidas sanitárias para evitar a propagação do novo coronavírus

De acordo com o ato oficial, que já entrou em vigor e está valendo, todos os segmentos precisam respeitar medidas sanitárias para evitar a propagação do novo coronavírus. Foto: Reprodução/internet

FERREIRA ENGENHARIA RODAPÉ 1 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A Prefeitura de Guararapes (SP) publicou no início da tarde desta terça-feira (12) um decreto liberando o funcionamento de salões de beleza, barbearias, academias, missas e cultos.

De acordo com o ato oficial, que já entrou em vigor e está valendo, todos os segmentos precisam respeitar medidas sanitárias para evitar a propagação do novo coronavírus. Quem desrespeitá-las pode ser multado em R$ 5 mil e ter o comércio fechado durante o período da quarentena.

A decisão foi tomada pelo município depois de o presidente Jair Bolsonaro ter incluído na segunda-feira (11) as atividades de salões de beleza, barbearias e academia na lista de “serviços essenciais”.

Isso significa que, no entendimento do governo federal, as atividades podem ser mantidas mesmo durante a pandemia do coronavírus.

Segundo o decreto municipal de Guararapes, para os salões de beleza e barbearias funcionarem, os donos precisam realizar o agendamento de forma individual, respeitar o intervalo entre um cliente e outro que possibilite a realização da higienização do local e dos equipamentos e trocar as toalhas e capas a cada cliente.

O profissional deverá usar luvas e óculos de proteção, sendo indispensável o uso de máscara para cliente e funcionário. Frascos de álcool em gel 70% também devem ser disponibilizados.

As academias da cidade precisam respeitar a lotação máxima de até 20% e disponibilizar álcool em gel 70% para higienização das mãos e dos aparelhos, colchonetes e demais acessórios a cada uso.

A máscara deverá ser usada pelos profissionais e frequentadores. O distanciamento social mínimo de 1,5 metro deve ser respeitado, e as janelas e portas deverão permanecer abertas para a circulação do ar.

O decreto diz que as missas e cultos devem ser realizados com a lotação máxima de até 30% da capacidade permitida. Frascos de álcool em gel 70% precisam ser oferecidos e os assentos deverão ser alternados entre fileiras e bancos.

É obrigatório o uso de máscara e manter todas as janelas e portas abertas. Além disso, a partilha de pão e vinho ou celebração de comunhão só poderão ser partilhados se embalados para uso pessoal e estará proibido qualquer tipo de contato físico entre os fiéis. (*) Por G1 Rio Preto e Araçatuba



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.