Guarda de Birigui passa a operar com comunicação digital e sistema de GPS integrado
Região
Sistema utilizado atualmente é analógico e tem mais de 20 anos; investimento foi de R$ 274 mil, sendo parte dos recursos de emenda parlamentar
Da Redação 26/10/2022A GCM (Guarda Civil Municipal) de Birigui (SP) está modernizando todo o sistema de comunicação e, até o final desta semana, passará a operar com sistema de rádio comunicador digital com GPS integrado. O sistema utilizado é analógico e já tem mais de 20 anos.
Os novos equipamentos começaram a ser instalados nesta segunda-feira (24), pela empresa Bollatel Comunicações, de São Paulo, vencedora do pregão.
Entre aquisição dos equipamentos, instalação e homologação da documentação de operação na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), foram investidos R$ 274 mil pela Prefeitura de Birigui. O recurso é parte de emenda parlamentar enviada ao município.
Foram adquiridos cinco rádios que serão usados nas viaturas, 15 rádios móveis (HTs), uma estação repetidora que ficará instalada na sede da GCM, antenas e o cabeamento para substituição ao existente.
“O investimento trará mais agilidade na comunicação da Guarda, refletindo na qualidade do serviço prestado pela nossa equipe para a população”, observou o comandante da GCM, Antônio Carlos André Júnior.
O comandante explicou que com a tecnologia de localização em tempo real, vai facilitar a identificação e deslocamento das equipes mais próximas das ocorrências.
A previsão é que até o final desta semana todo o sistema já tenha sido migrado do analógico para o digital. Os novos equipamentos possuem tecnologia capaz de criptografar e impedir a invasão do sistema. Também garante uma qualidade de voz constante, ao contrário dos sistemas analógicos em que a comunicação varia de acordo com a intensidade do sinal.
Os aparelhos também são capazes de enviar mensagem de texto e realizar chamadas de um rádio para o outro, como se fosse um celular. (*) Da redação - Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.