JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Há 1 ano, Penápolis registrava os primeiros casos suspeitos da Covid-19

Cidade

Um ano depois, já são 4.113 casos positivos e 91 óbitos em decorrência do novo coronavírus

Primeira morte pela Covid-19 em Penápolis foi registrada em 3 de abril de 2020

Primeira morte pela Covid-19 em Penápolis foi registrada em 3 de abril de 2020. Foto: Arquivo/JI

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Nesta quarta-feira (17), faz um ano que foram anunciados os primeiros casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) no município de Penápolis. No boletim coronavírus da secretaria de Saúde da Prefeitura de 2020, foi informado cinco casos suspeitos.

De acordo com aquele informativo, um paciente encontrava-se hospitalizado, e os demais em isolamento domiciliar seguindo recomendações protocolares. Porém, o paciente hospitalizado era residente em uma cidade da comarca (não revelada qual) e que foi atendido pelo pronto-socorro.

Neste mesmo dia, o Gabinete de Gerenciamento de Crise – Coronavírus, instaurado pela Prefeitura, relatou também que os servidores municipais que se enquadrassem nas condições de gestação, idade acima de 60 anos, cardiopatas e portadores de asma e outras patologias respiratórias, que buscassem, facultativamente, avaliação médica para requerer afastamento das atividades profissionais.

Neste caso, seria necessária avaliação e atestado médico com CID (Código de Identificação da Doença) e perícia médica. Sobre as atividades escolares, já naquele dia permanecia a confirmação da medida de suspensão das aulas a partir de 23/03 no ensino fundamental (1º ao 5º ano).

“Com relação a creches e pré-escolas, a Prefeitura mantém o atendimento facultativo para os casos de extrema necessidade, em que a família não tenha com quem deixar as crianças, e no caso de prioridade na segurança alimentar”, dizia a nota do boletim epidemiológico.

Também recomendava que era importante que os pais e responsáveis fizessem o possível para deixar as crianças em casa, isoladas do contato com os demais, para preservação, utilizando-se do atendimento facultativo nestas unidades apenas em último recurso de necessidade.


PRIMEIRO CASO

Penápolis registrou o primeiro caso positivo da Covid-19, divulgado no boletim epidemiológico de 27 de março, uma sexta-feira. Tratava-se de um homem, de 53 anos, residente no município. Conforme a nota, “o paciente internou domingo na Santa Casa e, na data de hoje, foi transferido para UTI (Unidade de Terapia Intensiva) sendo entubado e dado continuidade ao tratamento de suporte. O exame foi coletado em 23 de março, às 10h30, tendo o resultado disponibilizado nesta manhã pelo Instituto Adolfo Lutz que testou positivo para SARS – Cov 2. O estado de saúde do paciente permanece estável”.

Ainda conforme aquele boletim, informações repassadas por familiares do paciente, davam conta de que ele esteve em viajem em um cruzeiro. “Todas as pessoas que tiveram contato com o paciente permanecem em quarentena e recebendo todas as orientações da secretaria municipal de Saúde”, explicou.


1º ÓBITO

A Prefeitura confirmou a primeira morte por coronavírus na noite de 3 de abril de 2020, uma sexta-feira. Foi à primeira morte na região Noroeste do Estado de São Paulo. O paciente foi justamente o homem de 53 anos, primeiro caso confirmado da Covid-19, que tinha uma doença preexistente e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa.

Como ele chegou recentemente de uma viagem, o caso foi considerado importado. O empresário havia realizado um cruzeiro pelos litorais paulista e carioca e, ao retornar, já estava com os sintomas. O diagnóstico positivo foi divulgado no dia 27 de março pelo laboratório Adolfo Lutz. Desde então, o homem encontrava-se sob ventilação mecânica. Ele foi enterrado direto, sem velório, na manhã do sábado, 4 de abril.

No Brasil, a primeira morte pela Covid-19 aconteceu em 12 de março, em São Paulo. De acordo com nota enviada pelo Ministério da Saúde, a vítima foi uma mulher de 57 anos, que havia sido internada no Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio em 11 de março. O óbito em decorrência do novo coronavírus foi confirmado por exames laboratoriais.


EVOLUÇÃO

No último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria municipal de Saúde, em 31 de dezembro de 2020, foi informado que Penápolis encerrava o ano com 2.363 casos positivos da Covid-19. Quatro pacientes estavam internados, 342 pessoas cumpriam quarentena e 1.966 pacientes se encontravam recuperados.

O ano fechou registrando 51 óbitos pela Covid-19, sendo, até aquele momento, 27 homens e 24 mulheres. Atualizando os dados neste ano de 2021, no boletim divulgado nesta terça-feira (16), é informado que, até às 12h, foram registrados 4.113 casos positivos desde o início da pandemia.

Dos casos positivos de Penápolis, 24 pacientes estão internados, 582 pessoas estão em quarentena e 3.416 pacientes estão recuperados. Até o momento, foram registrados 91 óbitos (55 homens e 36 mulheres). O óbito de um homem de 58 anos foi registrado na segunda-feira (15). Portanto, em relação aos óbitos, somente neste ano, foram 40 falecimentos a mais e 1.750 novos casos positivos em pouco mais de dois meses.



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.