FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Homem de 50 anos tem órgãos captados na Santa Casa de Birigui

Região

Estava internado desde o dia 22 de junho após sofrer um AVC; foi a primeira captação de órgãos do ano no hospital

Captação foi feita no último sábado

Captação foi feita no último sábado. Foto: Divulgação

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Um paciente de 50 anos, morador em Birigui (SP), teve fígado e rins captados na Santa Casa da cidade, onde estava internado desde 22 de junho para tratamento após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral) isquêmico. Em nota divulgada à imprensa, o hospital informou que apesar dos esforços médicos, o paciente não reagiu ao tratamento intensivo e teve a morte encefálica constatada na quinta-feira (29).

Consultados pela equipe da OPO (Organização de Procura de Órgãos) do HB (Hospital de Base) de São José do Rio Preto, os familiares autorizaram a doação dos órgãos.

A captação foi coordenada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante da Santa Casa de Birigui e foi realizada no sábado (1) por equipe do Hospital das Clínicas de São Paulo.

O fígado foi transportado em voo fretado para a capital paulista e os rins foram enviados para Rio Preto. Eles seriam transplantados em pacientes que aguardavam na fila, indicados pela Central Nacional de Transplantes.


DOAÇÃO

A diretora Assistencial da Santa Casa de Birigui, Bruna Perassoli Teixeira, explicou que a autorização para a doação de órgãos é fundamental nesse processo de conscientização da população no ato de dar sobrevida a quem precisa de um transplante.

“Muitos pacientes não têm outra opção de vida a não ser através de um transplante. É importante que a pessoa manifeste à família seu desejo de ser um doador, pois somente os familiares podem dar essa autorização”, argumentou. (*) Da Redação - Hojemais Araçatuba



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.