Homem de Penápolis tem órgãos doados após morte encefálica por AVC
Cidade
Foram captados o fígado, rins, córneas e coração
Ivan Ambrósio 17/09/2020A Santa Casa de Araçatuba realizou, na última terça-feira (15), a captação de órgãos de um paciente de 55 anos, que residia em Penápolis e que foi internado no hospital no último dia 11, após sofrer um AVCI (Acidente Vascular Cerebral Isquêmico) grave.
Esse foi a 13º procedimento feito neste ano. De acordo com a assessoria de imprensa da Santa Casa, o homem permaneceu em tratamento intensivo, entretanto, apesar dos esforços da equipe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia, teve a morte cerebral confirmada às 17h50 da última segunda-feira (14).
CAPTAÇÃO
Familiares concordaram com a doação, confirmando a vontade demonstrada em vida pelo paciente. O fígado e os rins foram captados pela equipe do HB (Hospital de Base) de São José do Rio Preto. Já as córneas foram retiradas pelo enfermeiro Matheus Tonons, que integra a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante.
O coração foi captado para retirada de válvulas cardíacas. O procedimento pode beneficiar até quatro pessoas que sofrem de insuficiência e foi feito em parceria entre o HB e o Banco de Tecidos Humanos de Curitiba (PR).
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.