Homenagens marcam feriado de Finados nos cemitérios de Penápolis
Cidade
Locais estarão abertos até às 18h; são esperadas mais de 30 mil pessoas ao longo do dia
Ivan Ambrósio 02/11/2021Homenagens aos entes queridos e amigos que se foram marcam o Dia de Finados em Penápolis nesta terça-feira (2). Centenas de pessoas compareceram, no período da manhã, nos dois cemitérios da cidade.
A maior movimentação foi na Necrópole Santa Cruz, que tem mais de 39,9 mil sepulturas e atraiu à maioria dos visitantes que foram depositar flores, acender velas ou fazer orações diante dos túmulos. São esperados mais de 30 mil pessoas ao longo do dia.
NATIMORTO E RAMALHO FRANCO
O primeiro sepultamento no campo-santo foi em 4 de janeiro de 1915, sendo a criança Américo Martins da Costa aos 21 meses de vida. Como já é tradicional, dois jazigos da Necrópole receberam atenção especial. O túmulo mais visitado foi o de número 3.335, onde está sepultada uma criança do sexo feminino.
Este natimorto foi enterrado em 25 de novembro de 1927. Constantemente, pessoas deixam oferendas no túmulo acreditando em supostas graças alcançadas. Além de flores, entre os objetos deixados estão brinquedos, roupas, doces e chupetas. Outro mausoléu que recebeu muita visita foi o do médico e ex-vereador de Penápolis, Ramalho Franco que, segundo a história, ajudou muito os pobres sem cobrar pelos serviços e consultas.
Comprovando essa informação, no local é notório conferir as seguintes frases expostas na sepultura: “Rico não é aquele que mais tem, mas sim aquele que menos precisa” e “Ramalho Franco – médico altruísta, político de escol, penapolense insigne o município”. Ele nasceu em 31 de outubro de 1915 e faleceu em 6 de junho de 1967, vítima de acidente automobilístico na altura do município de José Bonifácio, quando vinha de São José do Rio Preto.
Era adepto do movimento socialista, então orquestrado pela Rússia, como forma de combate ao imperialismo americano que já dominava a humanidade e nosso país. Ramalho Franco foi um homem considerado controverso, participativo, comunicativo, destemido, irreverente, de constituição física forte, profissionalmente correto e decididamente destemido, principalmente quando a prioridade era a defesa da justiça e da saúde comunitária.
JARDIM DA PAZ
No Jardim da Paz, que possui mais de 1,5 mil sepulturas, a movimentação foi menor. Houve celebração religiosa às 8h com a Comunidade Santa Rita de Cássia. Antes, às 7h, a Comunidade da Igreja Matriz de São Francisco promoveu um momento de reflexão na Necrópole.
RESTRIÇÕES
Ainda em virtude da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, algumas orientações e restrições foram implementadas pela Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis), que administra os campos-santos. O horário de funcionamento, por exemplo, foi alterado das 6h às 18h para evitar aglomerações. É obrigatório o uso de máscaras e a administração disponibiliza álcool em gel 70%.
Além disso, no espaço, há dois portões disponíveis para entrada e saída. Um deles é o principal, de frente para a avenida Eduardo de Castilho e o outro na lateral, pela rua Tiradentes. Cadeiras de rodas estão disponíveis para algum munícipe com necessidades especiais e que venha necessitar deste recurso. Uma ambulância com motorista e enfermeiro está na frente da Necrópole, a fim de prestar os primeiros atendimentos, em casos de necessidades.
O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) disponibilizou bebedouros para os visitantes, assim como disponibilizará uma caçamba para o recolhimento de lixo/descartes e um setor de “achados e perdidos”, para facilitar as entregas e recebimentos de documentos extraviados durante a visita ao cemitério.
DENGUE
Equipes da Vigilância Epidemiológica orientam os visitantes sobre os cuidados básicos para evitar a dengue. A recomendação é para que o público elimine água parada nos vasos junto aos túmulos, colocando areia até a borda, além da remoção das embalagens plásticas de flores, já que as mesmas acumulam água e favorecem a criação de larvas do mosquito transmissor da dengue. A secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana providenciou sinalizações para as interdições de ruas e avenidas no entorno da Necrópole.
COMÉRCIO
O feriado também é uma oportunidade para o comércio de diversos produtos. Dezenas de vendedores ambulantes estão instalados ao redor da Necrópole. A comercialização não se restringiu a velas e flores, utilizadas para ornamentar túmulos e rezas pelos entes queridos. Na porta do cemitério, é possível comprar lanches, salgados, água, frutas, sucos, caldo de cana e refrigerantes. Vendedores de melancia da região estavam no local comercializando a fruta tradicional nesta data.
COLETIVO
O transporte coletivo funciona neste feriado com três linhas, saindo a cada 90 minutos do Terminal Urbano, nos seguintes horários agora à tarde: 13h35; 14h20; 15h05; 15h50; 16h35 e 17h20. O almoço será das 12h às 13h30.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.