AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Hospital de Campanha já está apto para receber pacientes com coronavírus

Saúde

80 profissionais estarão na ‘linha de frente’ da unidade, que atenderá 17 municípios

Profissionais da saúde acertam os últimos detalhes para início das atividades na unidade

Profissionais da saúde acertam os últimos detalhes para início das atividades na unidade. Foto: Ivan Ambrósio

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Iniciou-se, na tarde de ontem (22), as atividades do Hospital de Campanha, mais conhecido como Centro de Referência da Covid-19 em Penápolis. As instalações, que ficam em um prédio nas proximidades da avenida Leandro Ratisbona de Medeiros, recebeu todas as medidas e equipamentos necessários para atender pacientes que estejam com coronavírus e precisem de internação.

Equipes da imprensa local e regional estiveram acompanhando, junto com médicos e autoridades municipais, os últimos detalhes para que a unidade iniciasse seu atendimento. Além de Penápolis e da microrregião, o Hospital de Campanha atenderá a Região dos Consórcios, que engloba Birigui e municípios vizinhos, como Brejo Alegre, Buritama, Lourdes, entre outros, totalizando 17 cidades.


IMPLANTAÇÃO

A unidade foi implantada em uma parceria entre a Prefeitura, AHBB (Associação Hospitalar Beneficente do Brasil) e o governo estadual. Ela conta com 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) equipados com cama, respirador e demais aparelhos e 20 de enfermaria.

O secretário municipal de Saúde de Penápolis, Wilson Carlos Braz, explicou que a ocupação será regulada por meio da Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde). “A pessoa que der entrada no pronto-socorro ou em uma unidade de saúde com o quadro sugestivo para a Covid e os médicos acharem necessária à internação, por meio dessa central ela será remanejada para a unidade”, disse.

Ele ainda acrescentou que, no caso de lotação no Hospital de Campanha, a Santa Casa terá também leitos disponíveis. O Centro de Referência terá 80 profissionais atuando das mais diversas áreas na “linha de frente”, formando duas equipes, uma para a ala da enfermaria e, a outra, para a UTI.

O Hospital de Campanha terá a direção técnica do médico Abel José Costa e a UTI (Unidade de Terapia Avançada) será chefiada por Alexandre Damo, que aproveitou para enfatizar que todos os funcionários serão monitorados diariamente e, a cada 15 dias, farão testes rápidos. “Vamos acompanhá-los e, ao sinal de um dos sintomas, será imediatamente afastado de suas funções”, ressaltou.


HIGIENIZAÇÃO

Além disso, será instalada uma câmara de descontaminação de profissionais de saúde. Antes de iniciar os trabalhos e após atender aos pacientes, eles passam por ela, devagar, dão algumas voltas para que um jato consiga atingir todos os lugares.

Após isso, poderão retirar a roupa de proteção descontaminada. Para o prefeito Célio de Oliveira (sem partido), a implantação do Hospital de Campanha é mais um motivo para que Penápolis possa retornar suas atividades com a reabertura do comércio.

“É um marco para nosso município e aos demais que serão atendidos por essa unidade. Estamos preparados para atender todos que necessitem e vamos mostrar ao governo estadual que podemos flexibilizar a volta dos estabelecimentos e lojas, retomando a vida normalmente”, enfatizou.

Após algumas adaptações do espaço, com reparos da infraestrutura, pintura, revisão elétrica e a instalação de equipamentos, o hospital está pronto para receber os pacientes. Parte da reforma foi realizada por meio de voluntários, incluindo a pintura de todo o prédio e a limpeza. No processo de aquisição dos equipamentos para a UTI, a Prefeitura de Alto Alegre, por meio da prefeita Helena Berto (PSDB), disponibilizou um respirador para ser utilizado.

Os demais equipamentos foram adquiridos pelo Executivo penapolense e cedidos à AHBB para o uso no Centro de Referência. Caso o espaço seja desativado, eles retornam à utilização do município.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.