FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Hospital Espírita João Marchesi celebra 60 anos nesta sexta-feira

Saúde

A unidade, que atende pacientes com transtornos mentais e dependentes químicos, é referência na região

Hospital, que celebra 60 anos amanhã (6), é referência na região de Araçatuba

Hospital, que celebra 60 anos amanhã (6), é referência na região de Araçatuba. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 2 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Um café da manhã, que será realizado nesta sexta-feira (6), às 9h, marcará a celebração de 60 anos de histórias do Hospital Espírita João Marchesi, de Penápolis. Autoridades, clubes de serviços e voluntários são convidados para participarem da solenidade.

A unidade, que atende pacientes com transtornos mentais e dependentes químicos, é referência na região de Araçatuba. Uma programação foi preparada com carinho para marcar a data. Além de uma palestra, haverá o discurso de convidados e a história do hospital.

Segundo o presidente do HE, José Paulo Lopes, a data representa as lutas e conquistas obtidas por todos que passaram pela unidade e deixaram sua marca. “A história do hospital é muito linda e o trabalho que é feito com tanto amor ao longo dos anos é digno de muito reconhecimento. Só temos a agradecer a confiança que a população teve neste período”, disse.


HISTÓRICO

João Marchesi nasceu em Nemoli, na Itália, em 5 de fevereiro de 1887. Chegou ao Brasil na condição de imigrante, desembarcando no porto de Santos em 15 de setembro de 1906, aos 19 anos. Casou-se em Taquaritinga, com Carolina Corazzini, também imigrante italiana.

Por volta de 1914 mudou-se para Penápolis e se dedicou a profissão de colchoeiro. Naturalizou-se brasileiro e, com isso, além de receber o título de eleitor, teve seu nome adaptado à língua portuguesa. Entre 1935 e 1945, o grande volume de atendimentos assistenciais praticados por Marchesi e por seus seguidores, culminou na construção de um asilo, onde eram prestados atendimentos às famílias carentes.

Em 1952, foi lançada a pedra fundamental do HE, que nasceu do ideal da comunidade espírita penapolense, em razão do volume crescente de pessoas carentes e acometidas por transtornos mentais, que procuravam Marchesi para receberem ajuda e assistência.

Sete anos depois, nasce o Hospital Espírita Discípulos de Jesus, uma nova obra assistencial. Em 90 acontece a municipalização da saúde e, no ano seguinte, a unidade assina seu convênio, na época, com o SUDS (Sistema Único e Descentralizado de Saúde).

Em 1993, o hospital dá mais um passo importante. Com o propósito de promover o resgate da cidadania dos moradores da região, implanta o Lar Abrigo Feminino. Nesta mesma época, a política de saúde institui a regionalização de unidades psiquiátricas e o HE passa a ser referência para 40 municípios.

No ano seguinte, devido a nova regulamentação das entidades filantrópicas, o espaço desmembra-se da sua organização religiosa e, com personalidade jurídica própria, passa denominar-se Hospital Espírita João Marchesi, em homenagem ao seu idealizador.


PRÉDIO

Dois anos mais tarde, a diretoria eleita inicia os estudos para a construção de novas instalações, em área mais ampla, com possibilidade de proporcionar um atendimento de melhor qualidade, com melhores acomodações e mais opções de recursos terapêuticos e de lazer.

O novo prédio, localizado às margens da rodovia Sargento Luciano Arnaldo Covolan, foi inaugurado em 2009. O terreno foi doado pelas famílias Ramon Castilho Martins e Massayk Shinkai e, com a ajuda da comunidade, de órgãos governamentais e abnegados foi erguido o espaço em um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões.

O espaço conta com bloco administrativo, lavanderia, cozinha industrial, sala de atividades, refeitórios, residência e pavilhões para atendimento aos pacientes.

No mesmo período, em que se comemorou o cinquentenário do HE, lançou-se o livro “Hospital Espírita João Marchesi: meio século reconstruindo vidas”, de autoria de Eunice Orives Valim de Souza, assistente social e pós-graduada em administração hospitalar.

Devido ao crescente movimento de parcerias entre entes públicos e instituições sem fins lucrativos e considerando a vitoriosa trajetória do HE, a diretoria decide dar mais um passo importante. Em 2014, após amplo debate sobre o futuro das atividades até então desenvolvidas, a assembleia geral dos associados opta por conduzir a instituição à novas mudanças, alterando sua razão social para uma OS (Organização Social) João Marchesi, ampliando suas finalidades, atividades e serviços.

Em março do ano seguinte, após avaliação do Pnash/Psiquiatria (Programa Nacional de Avaliação dos Serviços Hospitalares), a entidade alcança pontuação de 84,37%, garantindo o primeiro lugar entre as unidades localizadas na DRS-2 (Departamento Regional de Saúde) de Araçatuba e o título de melhor Hospital do Interior Paulista, dentre os 53 avaliados, obtendo o 5º lugar.



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.