Iamspe abrirá edital para hospitais da região
Cidade
Comissão municipal vai sugerir que a Santa Casa pleiteie credenciamento para cirurgias
Carlos Netto 20/09/2019O Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) anunciou, na quarta-feira (18), a reabertura para credenciamento de hospitais de Araçatuba e região.
Pacientes conveniados vinham encontrando dificuldades para atendimentos em exames e cirurgias após a Santa Casa de Araçatuba encerrar o convênio no início de junho último, alegando estar tomando prejuízo com os procedimentos realizados.
Na época, o hospital informou que havia tentado uma negociação com o instituto para reajustar a tabela de preços, mas não houve um acordo. Entre os atendimentos suspensos estão consultas com especialistas, exames e cirurgias.
Nos últimos quatro meses os conveniados do Iamspe que usavam o hospital estão buscando atendimento em clínicas de Birigui, Araçatuba, Penápolis, Lins e até Promissão.
São consultas em algumas especialidades, mas no caso de internações e mais graves, os pacientes estão se deslocando para São José do Rio Preto e Bauru.
REUNIÕES
Desde a suspensão do atendimento na Santa de Araçatuba, autoridades da região vêm trabalhando e busca de solução e alternativas para a retomada do convênio entre o hospital de Araçatuba e o Iamspe.
O coordenador da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos da Alesp, deputado Itamar Borges acompanhou uma comitiva de Araçatuba à sede do Iamspe, na quarta-feira, 18, para tratar do tema.
Estavam na reunião o superintendente do Iamspe Wilson Pollara, o chefe de gabinete, Fabiano Marques de Paula, e representante do Departamento de Convênios, Antonio Jayme Ribeiro.
O vereador Dunga, a secretária de Saúde de Araçatuba, Carmem Guariente, o secretário de Comunicação, Jonathas Magalhaes; os representantes da Santa Casa, Maria Ionice e Márcio Neres, participaram da reunião, realizada nesta quarta-feira, 18 de setembro.
EDITAIS
O Iamspe já abriu dois editais, mas não houve nenhuma manifestação de interesse dos hospitais da cidade.
Agora, a Santa Casa de Araçatuba está retomando as negociações com o Iamspe e um novo edital deverá ser aberto em breve.
A retomada do convênio é importante para atender os servidores da cidade.
Ao comentar a decisão da Santa Casa de Araçatuba, de suspender o atendimento, o Instituto informou que repassava o valor estabelecido em contrato.
Também orienta para que os conveniados procurem o Ceama (Centro de Atendimento Médico-Ambulatorial) de Araçatuba para informações. O telefone é o (18) 3623-1836.
COMISSÃO
A Comissão Municipal do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) em Penápolis vê com bons olhos essa iniciativa da instituto abrir edital para contratação de convênio na região, inclusive vai sugerir à Organização Social que administra a Santa Casa de Misericórdia de Penápolis, para que faça o credenciamento.
A presidente da comissão, Jandinéia Fernandes, em nome dos demais membros, relatou que havia pedido recentemente para que o hospital de Penápolis solicitasse junto ao Iamspe mais serviços (principalmente cirurgias) para atender a demanda local.
“Esse é um processo que está sendo discutido para Penápolis, mas ficamos felizes com a retomada de negociações com o instituto e o possível recredenciamento da Santa Casa de Araçatuba”, disse.
Ela destacou que o retorno do atendimento aos usuários do Iamspe em Araçatuba também vai ser bom, pois muitos usuários de lá estavam se locomovendo para receber atendimento em Penápolis.
Com a abertura de edital para hospitais da região, a Santa Casa de Penápolis poderá se credenciar para fazer as cirurgias na área de oftalmologia e de coluna, e de média complexidade.
“Já entregamos, na última reunião realizada no Hospital do Servidor em São Paulo, o pedido para que esse atendimento fosse viabilizado em Penápolis. Mesmo assim, a comissão entrará em contato com a administração da Santa Casa de Penápolis e sugerir o cadastramento.”, reiterou Jandinéia.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.