Idosos e profissionais da saúde podem se vacinar a partir de hoje
Saúde
Penápolis tem 8,9 mil idosos que devem ser vacinados, além de cerca de 2 mil profissionais da saúde
Da Redação 26/03/2020Com a chegada de mais 3,7 mil doses da vacina contra a Influenza, Penápolis retoma hoje (26), a 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação. Nesta fase, devem se vacinar idosos acima de 60 anos e trabalhadores que atuam na saúde nos serviços públicos e privados.
A campanha iniciada na segunda-feira (23) foi suspensa após o término das 3,1 mil doses enviadas ao município. Ontem, profissionais da secretaria municipal de Saúde estiveram em Araçatuba para buscar novo estoque.
Há a previsão de que, nos próximos dias, novas unidades cheguem ao município. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários contra Influenza. Ao todo, Penápolis tem aproximadamente 8,9 mil idosos que devem ser vacinados, além de cerca de dois mil profissionais da saúde. A vacinação é gratuita e é necessário apresentar a carteirinha de vacinação.
ORIENTAÇÕES
Para evitar a concentração de pessoas nas unidades básicas de saúde, a vacina é aplicada em escolas municipais e escolas estaduais, das 8h às 16h. Porém, é necessário que todos que compareçam aos locais sigam as orientações preventivas contra o contágio do coronavírus.
Os profissionais que atuam na vacinação orientam que todos mantenham distância segura um dos outros e tomem todas as precauções de higiene. A vacina é fundamental para proteger os grupos de risco de doenças como Influenza A - H1N1, Influenza A - H3N2 e Influenza B.
Apesar da vacina não ser eficaz contra o Covid-19, a população será protegida contra a influenza, o que minimiza o impacto sobre os serviços de saúde. Além disso, os sintomas da influenza são semelhantes ao do coronavírus e a imunização auxilia no diagnóstico mais exato da doença.
ETAPAS
Na segunda etapa da vacinação, que começará a partir de 16 de abril, serão vacinados os profissionais que atuam na educação pública e privada, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de integrantes das forças de segurança e salvamento.
A terceira etapa terá início em 9 de maio e será destinada a crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas em qualquer período da gestação, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto) e pessoas com deficiência. Especialmente neste ano, a vacina também será disponibilizada para adultos de 55 a 59 anos. (*) Com informações da Secom – PMP
Confira os endereços das unidades escolares onde haverá vacinação:
-- Ceim Professora Anália Braga Pereira Braz (Estrada do Mineiro, 500 - Miguel Barbeiro);
-- Ceim Renascer (avenida Pres. John Fitzgerald Kennedy, 136 – Jardim Tóquio);
-- Ceim/Emei Vila Planalto (rua Domingos Vieira, SN);
-- Emef Prof.ª Darcy Aparecida Buranello Marin (rua das Orquídeas, 469 - Residencial Sílvia Covas);
-- Emef Prof.ª Harume Kubota Da Silva (avenida Regina Célia Bitencourt, 80 - Jardim do Lago);
-- Emef Prof.ª Joana Helena de Castilho Marques (avenida Dr. Ramalho Franco, 2717 - Santa Terezinha);
-- Emef Prof.ª Montaha Gibara Ayub (avenida Mário Waldemarin, 85 - Haroldo Camilo);
-- Cmei Eldorado (avenida Presidente Getúlio Vargas, 757);
-- EE Carlos Sampaio Filho (Praça Doutor Carlos Sampaio Filho, 40 – Centro).
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.