FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Igreja Católica realiza missas nesta quarta-feira (2) em vários locais e horários

Religião

Missas com imposição de cinzas marca o período litúrgico chamado de Quaresma

É costume serem realizadas missas, onde os fiéis são marcados na testa com cinzas

É costume serem realizadas missas, onde os fiéis são marcados na testa com cinzas. Foto: Ilustração

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A Igreja Católica começa a comemorar, nesta quarta-feira (2), o período de quaresma. Já na chamada Quarta-Feira de Cinzas, haverá extensa programação religiosa nas Paróquias de Penápolis.

O Santuário São Francisco de Assis decidiu descentralizar a programação. Haverá Missas às 19h30, com imposição de cinzas no Santuário, com a participação da comunidade Bom Jesus; na igreja NS de Fátima com a participação da comunidade São Pedro e na capela de São João Batista, no bairro Planalto, com as participações das comunidades Aparecida e São Sebastião.

Na Paróquia Sagrada Família, a Missa de Quarta-feira de Cinzas será à 20h na matriz, localizada no Jardim Eldorado. Já a Paróquia Santa Clara de Assis tem Missa às 19h30 na Matriz no Jardim Del Rey. A Missa e imposição de cinzas na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus será às 20h, na matriz, no bairro de Santa Terezinha.

Na Paróquia São José Operário, cuja matriz se localiza no bairro Cidade Jardim, a Missa de Cinzas será às 19h. Por fim, na Paróquia Santa Rita de Cassia, no Jardim Pevi, a Missa acontece às 19h30.


SIGNFICADO DA QUARESMA

Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, que é comemorada no domingo. É uma prática presente na vida dos cristãos desde o século IV.

Segundo a Carta Apostólica do Papa Paulo VI, a Quaresma tem seu início na Quarta-feira de Cinzas e termina antes da Missa Lava-pés, na Quinta-feira Santa. Em 2022, a quaresma começará no dia 2 de março e terminará no dia 14 de abril.

Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão e a conversão espiritual. Normalmente se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

Durante a Quaresma a Igreja veste seus ministros com vestimentas de cor roxa, que simboliza tristeza e dor. A quarta feira de cinzas é um dia usado para lembrar o fim da própria mortalidade.

É costume serem realizadas missas onde os fiéis são marcados na testa com cinzas. Essa marca normalmente permanece na testa até o pôr do sol. Esse simbolismo faz parte da tradição demonstrada na Bíblia, onde vários personagens jogavam cinzas nas suas cabeças como prova de arrependimento.

Na Bíblia, o número quarenta é frequentemente citado, para representar períodos de 40 dias ou 40 anos, que antecedem ou marcaram fatos importantes. Alguns exemplos mais conhecidos são: 40 dias de dilúvio da Arca de Noé; 40 dias de Moisés no Monte Sinai; 40 dias de Jesus no deserto, antes do início do seu ministério; 40 anos de peregrinação do povo de Israel no deserto.

Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350, a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias e foi assim que surgiu a Quaresma.



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.