FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Igreja de N.S. de Fátima passa por troca do telhado

Cidade

Devem ser empregadas entre 7 mil e 8 mil telhas romanas, incluindo os recortes

Serão substituídas todas as antigas telhas pelo modelo romana

Serão substituídas todas as antigas telhas pelo modelo romana. Foto: Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Teve início a troca do telhamento da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, de bairro de Fátima, em Penápolis. O projeto consiste na substituição das antigas telhas francesas pelo tipo romana, ripas e até caibros se houver danos e necessitar da troca. Também será preciso substituir o sistema de calhas.

A construção na década de 1930, transformou a igreja entre as mais frequentadas e com participação ativa da comunidade católica, devido a devoção mariana entre os fiéis católicos de Penápolis.

Após uma vistoria técnica, constatou-se a necessidade de trocar o telhado. Com infiltrações e goteiras corre-se o risco de danificar a parte decorativa da abóboda do templo religioso, que é de estuque.

De acordo com o presidente da comunidade de Fátima, Claudemir Castilho Peres, a estimativa é que toda a obra fique em R$ 40 mil. Neste orçamento constam os materiais e mão-de-obra.

Conforme ele ainda, serão aproximadamente 490 metros quadrados de telhado. Devem ser empregadas entre 7 mil e 8 mil telhas romanas, incluindo os recortes.

Castilho revela que a direção da capela já tem parte dos recursos, porém, há um trabalho junto à comunidade e devotos em geral da santa, para levantar o valor total do investimento.

“Lançamos campanha por meio de carnês de contribuição, ou mesmo doações espontâneas. Naquilo que a comunidade puder ajudar, será bem vindo” – disse.

Outra forma de levantar fundos, é a venda através de todos os envolvidos com a capela, dos cupons da Ação Entre Amigos – Feliz Ano Novo, em parceira com o Santuário São Francisco de Assis. O que a comunidade vender, ficará com 50% da arrecadação. Esse dinheiro, conforme Claudemir, será empregado nesta troca do telhado da igreja.


TÉCNICOS

Para executar o serviço, o templo religioso passou inicialmente por uma vistoria técnica, que apontou a necessidade da troca do telhado, ripas, caibros e calhas.

O próximo passou foi orçar os valores a serem investidos e contratação de pessoal capacitado neste tipo de obra. Os contratados pela diretoria da comunidade foram Ivan Campachi que atua ao lado de seu filho Galdieri Campoi Campachi.

Um profissional Técnico do Trabalho também foi contratado para fazer a documentação do projeto, e acompanhar a execução de todo o serviço.

A obra já foi iniciada e não tem previsão de término, pois o andamento dependerá das condições climáticas. Uma estimativa é para fevereiro, podendo antecipar ou levar mais alguns dias e esse período for de chuvas.

Castilho informa quem desejar contribuir com a troca do telhado da Igreja de N.S. de Fátima, pode adquirir os cupons da Ação entre Amigos com os membros dos Movimentos e Pastorais da Comunidade, ou fazendo sua doação no atendimento de Secretaria e Pastoral que é feito momentos antes e após as missas, que são celebradas aos domingos, às 8h, e às quintas-feiras, às 19h30.


ORIGEM DA COMUNIDADE

As origens da comunidade são motivo de orgulho para os moradores dos bairros. A devoção a Nossa Senhora de Fátima chegou no Brasil, em particular a Penápolis, com os portugueses e logo se espalhou, chegando até os dias atuais pelos descendentes daqueles primeiros colonizadores.

A Comunidade começou no dia 15 de março de 1931, quando os Portugueses fundaram uma Associação de Zeladora de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Numa reunião presidida pelo Frei Bernardes, no dia 20 de dezembro de 1931, no salão Nobre do Colégio São Francisco de Assis, foi formada a primeira diretoria, sendo presidente o Sr. Joaquim Domingues Júnior.

A Pedra Fundamental da Igreja foi colocada no dia 13 de maio de 1935, sendo concluída na mesma data do ano seguinte. O terreno para a construção foi doado pela família da Sra. Antonieta Vilella. A primeira missa foi celebrada pelo Frei Domingos de Riese.

A Comunidade é formada hoje por diversas pastorais: Catequese, Batismo, Ministros Extraordinário da Eucaristia, Dízimo, Vicentinos, Acolhida, Legionários e vários grupos de reflexão, oração e música.

Toda parte espiritual é conduzida pelos Freis Capuchinhos da Paróquia do Santuário São Francisco de Assis, e pelo Diácono Permanente Antonio Fachini. Temos missas todas as Quintas-feiras, às 19h30 e aos Domingos, às 8h.

No mês de Maio, mês Mariano, é celebrada a festa da padroeira com quermesse, e no dia 13, dia de Nossa Senhora de Fátima, reza do terço durante o dia, procissão, missa festiva e coroação.



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.