FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Igreja de Santa Rita de Cássia é invadida, vandalizada e profanada no Jardim Pevi

Religião

Criminosos danificaram sacrário e espalharam hóstias consagradas pelo altar

Bandidos entraram em ambientes da igreja, revirando armários e gavetas

Bandidos entraram em ambientes da igreja, revirando armários e gavetas. Foto: Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

A igreja Matriz de Santa Rita de Cássia foi alvo de profanação ao ser invadida na madrugada de terça-feira (4), em Penápolis. Localizada na rua Armando Elio Francesquini, no Jardim Pevi, além dos atos de vandalismo praticados no interior do templo religioso, os invasores profanaram o que é mais sagrado para os católicos, a Eucaristia.

Na ação criminosa, o sacrário foi jogado ao chão e teve a porta arrombada. Partículas de hóstias consagradas, que estavam guardadas em ambulas litúrgicas no seu interior, foram espalhadas pelo chão do altar, que está em reformas. O crime teria sido praticado por mais de um indivíduo. Foram invadidos e vandalizados ambientes como a sacristia e secretaria da igreja.

O acesso dos criminosos se deu por um dos vitrôs laterais, mas não houve arrombamento. Diversos objetos litúrgicos em prata e bronze foram furtados, bem como o relicário da santa padroeira da Paróquia, também recursos com a venda de convites para o almoço no próximo dia 16 na capela rural do Lajeadinho e ainda mantimentos arrecadados para este evento.

Para ter acesso à secretaria e sala de atendimento pastoral, os criminosos retiraram o vidro, mas não o destruindo. O crime foi revelado por um familiar de um dos acusados, comunicando diretamente ao pároco padre Rodrigo Moriali.

O mesmo teria se mostrado arrependido de ter praticado a invasão e furto da igreja católica. Ele é suspeito de ter feito furto, recentemente, numa unidade de creche municipal também no Jardim Pevi. A motivação para o crime, segundo informações da polícia, seria para manter o vício nas drogas.

A polícia esclareceu o furto da creche. Este mesmo homem chegou a ser conduzido à delegacia. Como havia praticado o crime na madrugada de uma sexta, mas descoberto somente na manhã da segunda e, ainda que confessado ter entrada na unidade, livrou-se do flagrante. Além dele, foram qualificadas duas pessoas por receptação do televisor furtado e que foi recuperado.


RECUPERAÇÃO

Os objetos sacros que estavam na casa do acusado foram recuperados pela Polícia Militar, que foi acionada pelo pároco logo após constatar o furto, depois de ser comunicado pela tia do acusado. Na casa dele, localizada no bairro Rosa Alberton, foram recuperados vários pertences da igreja, inclusive o relicário que tem um fragmento da túnica da santa padroeira.

O acusado não estava pelo imóvel no momento em que a PM esteve no local. A Polícia Técnico Científica esteve na Matriz de Santa Rita para realização de trabalhos periciais. Um lado deve ser apresentado em até 30 dias. Inquérito policial deverá ser instaurado para apurar os fatos.


DESAGRAVO

Utilizando-se das redes sociais, o pároco padre Rodrigo Moriali comentou a profanação contra a igreja que está sob sua direção e convidou para um Ato de Reparação a se realizar na noite desta quarta-feira (5), na própria Matriz de Santa Rita de Cássia.

Conforme ele, a reunião teria início com momento penitencial e Ato de Desagravo, que são orações próprias apresentadas pela Igreja. Em seguida, aspersão do povo de Deus e das peças sagradas.

Haveria, em seguida, celebração da Sagrada Eucaristia, em breve momento de Adoração e com a bênção do Santíssimo e recolocação das espécies consagradas no sacrário da Igreja.



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.