Imunização contra a Covid começa hoje às 9h em Penápolis
Saúde
3 profissionais da Saúde serão os primeiros a serem imunizados; ato será na frente do Santuário
Ivan Ambrósio 21/01/2021Começa hoje (21), às 9h, a vacinação contra a Covid-19, o novo coronavírus, no município. O ato acontecerá no pátio do Santuário São Francisco de Assis, localizado na região central. Três profissionais de saúde que atuam na linha de frente serão imunizados. São elas: a auxiliar de enfermagem e instrumentista da Santa Casa, Aparecida Batista; a técnica de enfermagem da Macro 1, Luci Rodrigues Chamarelli Bougo e a vice-prefeita e também a médica, Mirela Fink.
Nesta primeira etapa, receberão a vacina os profissionais de saúde que estão em contato direto com pacientes com sintomas da doença e que atuam no pronto-socorro, Santa Casa, Hospital de Campanha e UBSs (Unidades Básicas de Saúde). O secretário de Saúde, Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, explicou que a cidade seguirá o plano definido pelos governos estadual e federal, em relação ao público-alvo prioritário.
“Serão imunizados os profissionais que tem contato direto com o vírus, para que possam exercer a suas funções com segurança”, esclareceu. Também receberão as doses as equipes que estiverem inicialmente envolvidas na campanha e trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas.
SALAS
A CoronaVac estará disponível nas salas de vacina das Macros 1 (Eldorado), 2 (Postão) e 3 (Santa Terezinha) exclusivamente para os profissionais de saúde, das 8h às 16h. Assim que novas doses chegarem, a imunização será estendida aos demais profissionais, conforme as determinações.
Todos os dois mil trabalhadores de saúde da rede pública e privada serão vacinados, entretanto, a ampliação será gradativa, conforme a disponibilidade da vacina. Com relação a população idosa, participaram da campanha 8.232 pessoas na faixa dos 60 a 74 anos e 3.512 com 75 ou mais. Em Penápolis, não há população indígena e quilombola.
O município está 100% preparado. “O sistema de saúde de Penápolis está totalmente preparado para iniciar a campanha. Temos as salas de vacinas, os insumos necessários como seringas e agulhas e equipes preparadas para assistir toda a população”, garantiu o secretário. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.