Inauguração do paço das artes e museu de Birigui está prevista para este mês
Região
Cerimônia será dia 27; construído na década de 30, prédio recebeu investimentos de R$ 340 mil
Da Redação 02/06/2023A inauguração do Paço das Artes “Irmgard Augusta Paulina Stuhr Coradazzi”, que abrigará também o Museu Histórico “Dr. Renato Cordeiro”, na praça James Mellor, em Birigui (SP), está marcada para o dia 27 deste mês. Está prevista a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) na cerimônia.
A informação é do novo secretário de Cultura e Turismo, Mário Bonfim, que apontou o evento como um dos primeiros sob o seu comando, embora os preparativos já estejam bem adiantados pela equipe da pasta.
Segundo Mário, o espaço ainda passa pelos últimos detalhes da reforma, no entanto, estará pronto até a data.
A obra está sob execução da empresa DWJ Engenharia e Construção Ltda., vencedora da licitação, com investimentos de aproximadamente R$ 340 mil, fruto de emenda parlamentar federal. No contrato estava previsto o reforço de fundação, correções de rachaduras e trincas em forros e paredes, correções de reboco, troca de pisos quebrados, substituição de tomadas e interruptores, correções no calçamento do entorno do prédio, troca de louças e metais hidráulicos e pintura geral.
PAÇO
Construído no final da década de 1930, o Paço Municipal foi palco dos principais acontecimentos políticos e administrativos da história de Birigui, e ocupa posição de destaque entre as construções da cidade.
O uso como equipamento cultural está previsto no Plano Municipal de Cultura, instituído pela lei municipal 6.080/2015. Adequações e mudanças internas foram feitas para se transformar em um espaço dedicado à preservação do patrimônio histórico e cultural do município e ao fomento de atividades artísticas e educativas.
O prédio também vai abrigar o Museu de Histórico “Dr. Renato Cordeiro”, que possui um rico acervo, com fichas de imigrantes, movelaria da época, objetos, quadros e mídias. Conforme divulgado pela Prefeitura, a proposta é desenvolver uma intensa programação cultural, projetos educativos e visitas mediadas, cursos na área museológica e de preservação, além de exposições permanentes e mostras temporárias.
HOMENAGEM
O nome do prédio é uma homenagem a Irmgard Augusta, servidora municipal que iniciou a carreira como escriturária, em dezembro de 1938, e ocupou o cargo de diretora de Expediente e Comunicações. Seu lema era “com o trabalho tudo vencemos e tudo podemos”. Ela faleceu em 2003, aos 65 anos. (*) Com informações do Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.