FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Inaugurado o Monumento Marco Inicial da Rota Franciscana

Cidade

O Marco Inicial está localizado no pátio do Santuário São Francisco de Assis, em Penápolis

O Monumento Marco Inicial remete ao Cântico das Criaturas, composto por São Francisco de Assis

O Monumento Marco Inicial remete ao Cântico das Criaturas, composto por São Francisco de Assis. Foto: Divulgação

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Foi inaugurado oficialmente neste sábado (30), o Monumento Marco Inicial da Rota Franciscana. O projeto que une fé, esporte e turismo foi implantado pela Associação Amigos de São Francisco. O Marco Inicial está localizado no pátio do Santuário São Francisco de Assis, em Penápolis. É a partir dele que a rota, numa extensão de 205 quilômetros poderá ser executada por qualquer meio disponível.

Do ato inaugural participaram membros da Associação, Sincomercio que se tornou padrinho do projeto, e do pároco do Santuário, frei Haroldo Beneti. Falaram durante a inauguração Lucas Araújo, representando os membros da Associação, o presidente do Sincomercio, Julio Galinari, e frei Haroldo.

A partir do Santuário, qualquer pessoa percorrerá uma trilha de turismo rural, cultural e esportivo estabelecida na cidade de Penápolis e região, passando por capelas rurais, além de Penápolis, também em Avanhandava, Alto Alegre, Glicério, Braúna e Barbosa.

Conforme foi explicado, a Rota Franciscana é uma proposta que tornará a cidade e região conhecidas pelo Devocionismo franciscano primitivo que há em Penápolis e nas cidades do entorno, desde a chegada dos frades franciscano para evangelização do povo local e o processo histórico de colonização, originando capelas rurais que ainda se mantém conservadas e suas comunidades estabelecidas com rezas e festividades.


AUTOGUIÁVEL

A Rota Franciscana é autoguiável, com sinalização por todo o trajeto e capelas, proporcionando ao peregrino momentos de reflexão, meditação e introspecção num caminho rústico, para um reencontro consigo mesmo ou com valores culturais perdidos ao longo do tempo.

Com todas as informações necessárias nos canais digitais da Rota, o peregrino terá acesso aos locais responsáveis em fornecer a credencial de peregrinação e certificado de conclusão, bem como contato dos estabelecimentos comerciais e turísticos parceiros, a fim de dar suporte ao peregrino em qualquer necessidade e favorecer a economia regional.


MARATONA

Ainda neste sábado, às 14h, também no Santuário, teve a largada de uma competição de ciclismo com ciclistas de toda a região, organizada pelos Lokos do Pedal. É a Maratona de MTB que irá percorrer todo o trajeto da Rota.

Quem participou no sábado pernoitou no bairro Barra Bonita, metade do trajeto. Dali, no domingo (1), os ciclistas largam para concluir a segunda parte da Rota, finalizando no Santuário para premiação e confraternização.

Alguns ciclistas se inscreveram para fazer a penas o segundo dia, 107km no domingo. Eles vão largar as 7h na Barra Bonita junto com os ciclistas que começaram a Rota no sábado.


MARCO

O Monumento Marco Inicial remete ao Cântico das Criaturas, composto por São Francisco de Assis. Sendo o Santuário o início da Rota Franciscana, o painel traz também o início do Cântico, citando a passagem do Frei Sol, descrita na parte superior e inferior do painel.

O elemento central do monumento é a Cruz de São Damião, Crucifixo que falou com São Francisco de Assis, envolta pelo Sol, tendo em vista que Cristo é o Sol Triunfante e, como nos diz o próprio cântico, Frei Sol é a própria imagem de Deus.

Na lateral esquerda o painel apresenta a silhueta da Porciúncula, Igreja restaurada por São Francisco e onde posteriormente ele veio a morrer. É considerada o lugar mais Sagrado para a Ordem Franciscana. Unida à Porciúncula está a silhueta do Santuário São Francisco de Assis, Nova Porciúncula para o Povo Penapolense: Lugar acolhedor onde Deus se manifesta, Gênese desta cidade.

Na lateral direita está a benção de São Francisco. Benção para todos os que chegam e partem, para os devotos, peregrinos, cidadãos e todos os de boa vontade que passam pelo local. As folhas que ladeiam o Cântico nos recordam a Natureza e a Ecologia, as quais São Francisco é padroeiro e protetor. Elas também nos remetem ao Jardim do Éden – o Paraíso – no qual Brilha eternamente o Sol da Justiça.

O Santuário é também o fim da Rota, sendo assim, o Painel nos recorda que Cristo é o princípio e fim de todas as coisas, o Alfa e o Ômega. A Benção de São Francisco motivará o envio de cada peregrino para a rota, bem como as frases do Cântico das Criaturas na parte superior e inferior.



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.