Iniciada a construção da Capela de São Peregrino
Cidade
Capela fica no Jardim do Lago 5, final da avenida Orestes Soares de Morais
Gilson Ramos 29/07/2021Teve início a construção da nova igreja católica de Penápolis. Destinada a São Peregrino, a capela fica no Jardim do Lago 5, ao final da avenida Orestes Soares de Morais, no bairro Cidade Jardim, que abriga a sede da Matriz Paroquial de São José Operário.
O santo é considerado pela Igreja como o protetor dos doentes de câncer. Os trabalhos consistem na fixação da estrutura metálica, base de sustentação física da capela. Esse serviço que começou há 30 dias, é executado por uma empresa da cidade de Buritama (SP).
Para a implantação das colunas foi necessário apoio de um guindaste. O prazo de conclusão dado pela empresa é de até 120 dias. Outras frentes de trabalho vão executar as partes de alvenaria com paredes e pisos, além dos vitrôs e portas.
A capela é uma doação do empresário Mário Fiorotto, diretor do Grupo Fiorotto, que em parceria com a família Humsi empreenderam os residenciais Jardim do Lago, já em seu sexto lançamento, e o condomínio fechado. Católico praticante e fervoroso na fé, em todos os empreendimentos do Grupo, Fiorotto presenteia a comunidade com uma capela.
O modelo é padrão, semelhante ao que foi construído em Birigui, por exemplo, em atenção e amizade com frade franciscano, frei Mauro Strabelli, que já passou pelo Santuário de São Francisco de Assis em Penápolis, deixando um grande trabalho e muitos amigos na cidade.
Este presente para a comunidade do Jardim do Lago, e Paróquia São José Operário, teve o lançamento e bênção da pedra fundamental em Maio de 2019. Na oportunidade, no local doada para a construção da capela, estiveram presente alguns familiares dos empreendedores Fiorotto & Humsi.
Desde então, o marco principal, que é a Cruz, já está no terreno, que fica em uma rotatória no final do bairro Jardim do Lago 5, já divisa com o Jardim do Lago 6. “A igreja dedicada a São Peregrino visa, em primeiro lugar, evangelizar. E depois, fazer chegar às pessoas que buscam, em momentos difíceis, uma mensagem consoladora”, disse o pároco padre Paulo Sérgio Ferraz.
“Nós sabemos o quanto é difícil para as famílias e às pessoas passarem por essa doença”, completa o religioso. Padre Paulo perdeu sua mãe para o câncer, estando ordenado apenas 15 dias no sacerdócio. “Vamos pedir à Deus que ilumine a ciência para que ela vença essa doença”, acrescentou.
SÃO PEREGRINO
Peregrino Laziosi foi sacerdote na Ordem dos Servos de Maria. Em certo momento de sua vida, sua perna foi acometida por uma chaga maligna que exalava mau cheiro e lhe causava forte incômodo. Pouco antes de os médicos amputarem a perna, Jesus crucificado apareceu a ele e o curou.
Faleceu aos 80 anos, em 1345, e foi canonizado pelo Papa Bento XIII, em 1726. O povo pede sua intercessão junto a Deus em favor de curas de muitas doenças, especialmente dos que sofrem por causa do câncer.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.