Iniciado projeto experimental de coleta de lixo por contêineres
Cidade
Os 30 contêineres foram adquiridos pelo Daep com recursos próprios, num investimento de R$ 45 mil
Da Redação 10/07/2020No último dia 6 o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) iniciou, de forma inédita e experimental, a coleta de lixo domiciliar por meio de contêineres. O projeto piloto é realizado em apenas um bairro da cidade, em caráter temporário, para testar a viabilidade dessa alternativa.
Trata-se do Residencial Palmares, na zona sul da cidade. Segundo explicou o presidente Márcio Wanderley, existe uma grande expectativa de êxito em torno do projeto, já que existe um plano de ampliação futura para outros bairros maiores.
“Acreditamos que esse sistema tem como maior vantagem a redução da quantidade de pessoas para a execução dos serviços. Sabemos que é um trabalho desgastante e que oferece riscos à saúde e segurança dos trabalhadores”, comentou.
Ele informou ainda que, antes da implantação, o Daep comunicou a todos os moradores do bairro a respeito da experiência. Para que haja sucesso no projeto, a equipe do CEA (Centro de Educação Ambiental) também colaborou neste sentido, realizando a visitação de porta em porta nos imóveis do bairro.
Para educação ambiental de todos os moradores, o centro efetuou a distribuição de um panfleto explicativo. A secretaria municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana ainda auxiliou nesse processo ao efetuar serviços de demarcação no solo, indicando o espaço correto de instalação, de acordo com a legislação de trânsito.
Os 30 contêineres foram adquiridos pelo Daep com recursos próprios, num investimento de R$ 45 mil. Eles são dotados de travas em suas rodas e tampas de vedação. Cada um tem 1,2 mil litros e é confeccionado com PEAD, um material termoplástico muito utilizado por ser inquebrável, resistente a baixas temperaturas, leve, impermeável, rígido e com resistência química, além de reciclável.
Estes recipientes estão identificados com adesivos contendo a marca do Daep, junto com instruções sobre os tipos de materiais que podem ser depositados.
EXEMPLOS
O prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, afirmou que foram pesquisados outros exemplos, e verificou-se que este projeto já existe em mais municípios do Brasil, apresentando excelentes resultados na política pública de resíduos sólidos.
“Toda equipe do Daep está de parabéns por essa importante iniciativa. Trata-se de uma ação prevista no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da nossa cidade em 2015 e que virou lei”, destacou. “É importante também lembrar que o projeto será monitorado diariamente para verificar o correto uso dos equipamentos. A limpeza periódica também será uma preocupação da nossa equipe”, acrescentou. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.