Inscrições para Processo Seletivo de bolsas da Funepe abrem dia 20
Educação
Iniciativa é voltada para estudantes economicamente vulneráveis que residem em Penápolis e estejam devidamente matriculados na Funepe no ano de 2025
Da Redação 17/01/2025Os estudantes da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis) interessados na concessão de bolsas de estudo para o ano letivo de 2025 poderão se inscrever para o Processo Seletivo a partir de segunda-feira, dia 20 de janeiro. O edital nº 2.997/2025 que rege o processo seletivo foi publicado no Diário Oficial do Município, edição nº 2013, de sexta-feira (17 de janeiro). O mesmo também encontra-se disponível no site da Prefeitura de Penápolis (www.penapolis.sp.gov.br), no menu “Editais”.
As inscrições serão realizadas até 21 de fevereiro de 2025. Elas devem ser efetuadas diretamente no Serviço de Protocolo da Prefeitura de Penápolis (avenida Marginal Maria Chica, 1.400 – centro), das 08h às 16h, de segunda a sexta-feira.
De acordo com o edital, a iniciativa é voltada para estudantes economicamente vulneráveis que residem em Penápolis e estejam devidamente matriculados na Funepe no ano de 2025. Os alunos que já foram contemplados com bolsas de estudo em 2024 não terão renovação automática, devendo participar de novo Processo Seletivo.
FICHA E DOCUMENTAÇÃO
As inscrições são realizadas mediante o preenchimento da ficha de inscrição que deverá ser protocolada, juntamente com sua documentação do estudante e de todos os membros que residam na casa.
Entre os documentos solicitados estão: cópia do RG e cópia do CPF do candidato e dos membros que residem na casa; comprovação de estado civil (certidão de nascimento e casamento de todos os membros que residem na casa); atestado ou declaração de matrícula original fornecido pela Funepe; declaração do aluno de que não possui outra formação em curso superior; comprovante de residência do candidato ou pais e/ou responsável legal atualizado; título de eleitor do candidato ou dos pais e/ou responsável legal se o mesmo for menor de idade, afim de comprovar ser cadastrado em Penápolis e residente no município por tempo igual ou superior a 1 ano.
É solicitado também um comprovante de renda de todos os moradores da residência; cópia da primeira página da Carteira de Trabalho e Previdência Social (inclusive verso, onde consta o vencimento atualizado); os três últimos holerites; comprovante de recebimento de pensão (alimentícia, por morte, etc.), ou aposentadoria, do candidato e membros do grupo familiar com 16 anos ou mais, que residam no mesmo domicílio; e ficha de composição familiar.
Ainda faz parte da lista de documentação exigida: cópia da declaração do Imposto de Renda do candidato, dos pais e/ou responsável legal quando não isento (páginas de declaração de bens; relação de dependentes e cálculos do imposto). Se isento, apresentar declaração informando a situação do candidato. Se este for menor de idade, a declaração deve ser dos pais e/ou responsável legal, além dos demais membros da família que residem no mesmo local.
Quando o candidato apresentar pró-labore, o mesmo terá que juntar declaração da empresa, com firma reconhecida. Deverá também ser apresentado o Decore (Declaração Contábil de Rendimentos), quando o candidato e/ou familiar não apresentar comprovação de renda, com firma reconhecida do contador.
Terão suas inscrições indeferidas os candidatos que apresentarem sua inscrição fora do prazo previsto e aqueles que não apresentarem os documentos mencionados no edital.
NÚMERO DE BOLSAS
Serão oferecidas 04 bolsas de estudo para o Curso de Administração, 04 para o Curso de Biomedicina, 04 para o curso de Ciências Contábeis, 04 para o Curso de Direito, 04 para o Curso de Educação Física, 04 para o curso de Enfermagem, 04 para o curso de Engenharia de Software, 04 para o Curso de Engenharia Agronômica, 04 para o Curso de Pedagogia e 04 para o curso de Psicologia, referentes a 10 mensalidades (10 meses).
Os recursos destinados ao pagamento das novas bolsas de estudo e das bolsas para possíveis renovações a alunos economicamente vulneráveis serão provenientes de recursos próprios do município de Penápolis, no montante de R$ 44.464,56 mensais, considerando os valores já destinados ao pagamento da dívida da Funepe com a Receita Federal, por parte da Prefeitura de Penápolis.
RESULTADO E ANEXOS
A distribuição das bolsas disponíveis será determinada pelo nível de vulnerabilidade do candidato, mediante a análise da renda familiar do inscrito.
O resultado final do Programa de Bolsas de Estudo será divulgado no site oficial da Prefeitura de Penápolis, no Diário Oficial do Município, e também por parte da Funepe, da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Aos interessados, também estão disponíveis para download no site da Prefeitura, os seguintes anexos do Edital: ANEXO I - Listagem das Bolsas Disponíveis; ANEXO II - Ficha de Inscrição; ANEXO III - Declaração de que não possui outra formação; ANEXO IV - Declaração de isenção de imposto de renda; e ANEXO V – Ficha de composição familiar. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.