COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Instituições religiosas mudam rotina e cancelam reuniões

Cidade

Dentre as medidas estão as suspensões de cultos e encontros entre os fiéis

Batista Ebenezer é uma das igrejas de Penápolis que suspendeu as atividades

Batista Ebenezer é uma das igrejas de Penápolis que suspendeu as atividades. Foto: Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) avançando no país e as autoridades convocando a população para uma nova conduta em relação ao problema, as instituições religiosas também estão adotando medidas para conter aglomerações em seus templos no município.

A Diocese de Lins informou que, sacerdotes, diáconos, ministros extraordinários da Eucarística, catequistas, agentes de Pastoral e o povo estão recebendo orientações sobre as novas medidas e condutas a serem adotadas nas igrejas. Em nota, Dom Francisco Carlos da Silva, bispo diocesano, lembrou que todos devem dedicar maior atenção às medidas de prevenção da doença.

Segundo ele, é preciso considerar o valor da vida e estar ciente da responsabilidade em evitar situações que facilitem a transmissão e propagação de doenças, sobretudo o Covid-19.

As igrejas já receberam as orientações pastorais durante as missas, nas comunidades e em ambientes eclesiais, onde todos devem redobrar os cuidados com a limpeza e facilitar para que os fiéis tenham acesso a álcool em gel. Eles devem ainda ser orientados sobre as atitudes básicas que previnem o contagio.

Nas regiões pastorais de Lins, Penápolis e Pirajuí, todas as atividades eclesiais estão suspensas por quinze dias, bem como encontros, formações, assembleias, seminários e outros eventos que contribuam para aglomerar pessoas. “Por ora, as celebrações Eucarísticas não estão suspensas, apenas recomendamos os cuidados com a higienização pessoal e do ambiente, regidos sempre pelo bom senso e pela fraternidade”, disse o bispo.


METODISTA

A Igreja Metodista de Penápolis informou que o período é de muita atenção, sendo preciso informação, cuidado e reflexão sobre as recomendações sugeridas pelas autoridades sanitárias. Com isso, as atividades ficarão suspensas por 15 dias. Como o momento exige cautela e todos devem evitar aglomerações, até a retomada das atividades, os membros devem aproveitar para viver momentos de comunhão em família, e retomar a prática dos cultos nos lares. As novas orientações serão divulgadas nas redes sociais da igreja.


1ª IGREJA BATISTA

A 1ª Igreja Batista em Penápolis confirmou a realização de reunião nesta quinta-feira (19), para definir o período de suspensão de atividades. Ontem (18), conforme apurado, o culto da noite foi cancelado.


VIDEIRA

Nesta instituição, até ontem, não havia informações sobre a suspensão das atividades, portanto, a programação seguiria normalmente, segundo uma liderança que manteve o contato com a reportagem. Na página do Facebook, a igreja alerta sobre as precauções e cuidados especiais que os membros devem ter durante as reuniões.

“Nesse momento em específico, continuaremos nossos cultos normalmente, tendo em vista que estamos dentro dos padrões que os órgãos governamentais estabeleceram. Sendo assim, fica o alerta de que podemos realizar alterações no formato das nossas reuniões, caso existam novas exigências das autoridades da nossa cidade”, diz a mensagem.


AD JERUSALÉM

A Assembleia de Deus Jerusalém também confirmou a suspensão, por tempo indeterminado, dos cultos e demais atividades, nos períodos diurno e noturno, na catedral e na congregação do Rosa Alberton. Trata-se de medida cautelar em razão da disseminação do vírus. A direção informou que o atendimento será mantido pelo whatsapp dos pastores Elissandro (18) 98181-7474 e Daniel (18) 99716-7535, bem como nos grupos formados pelos membros.


BATISTA EBENEZER

A Batista Ebenezer, através do pastor Denilson Ortigoza Monteiro, informou que está suspendendo as atividades, acatando as sugestões governamentais no sentido de apoiar e colaborar. A igreja espera contar com a colaboração de todos no sentido para acatar as medidas necessárias para impedir e minimizar a propagação do vírus. “Vamos exercer nossa fé em Deus, orando e fazendo a nossa parte, acreditando que este tempo será breve”, disse.


CENTROS ESPÍRITAS

Os centros espíritas suspenderam suas atividades em Penápolis. No caso do Discípulos de Jesus, foram paralisadas as reuniões públicas, estudos, trabalho e atendimento mediúnico. No Allan Kardec, as atividades estarão interrompidas até o dia 31, quando haverá uma avaliação sobre o avanço, ou não, do vírus.



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.